segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA - IGREJA CENTRO ADMINISTRATIVO DA BAHIA (CAB) - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Formado em arquitetura pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, João Filgueiras de Lima, conhecido como Lelé, trabalhou como engenheiro de obra na construção de uma das superquadras projetadas por Oscar Niemeyer em Brasília, hoje considerado um dos três melhores arquitetos brasileiros.

Introduziu e desenvolveu a racionalização da construção com pré-moldados e marcou a história da arquitetura mundial. A igreja fica dentro de um centro administrativo, em Salvador, Bahia.
A sensibilidade do arquiteto ao respeitar o relevo e a vegetação do local, executando a obra no ponto mais alto da colina.
Vista da Fachada, o casamento perfeito dos materiais utilizados: pedra, madeira, vidros e concreto armado.

A Igreja tem forma espiral, na cobertura os vãos para entrada da iluminação zenital.

"Tudo tem de ter arte, a arte não pode ser abolida."
A obra mistura a veia arquitetônica, conhecimento da técnica e da construção. Vista do teto no interior da Igreja.

Interior da capela, vista do altar.
Por essa via arborizada no CAB, se pode ir até a capela rezar.
Malha viária com 17km, Av. Luis Vianna Filho (conhecida popularmente como Av. Paralela) é a via de maior crescimento dentro da cidade, liga o Aeroporto à Av. Tancredo Neves, corta vários bairros, inclusive o Centro Administrativo da Bahia (CAB), reservas florestais, condomínios de luxo, vários comércios e etc.
"É impossível hoje pensar naquela antiga idéia do arquiteto em atividade solitária, um artista que fazia as coisas inspirado numa certa forma. Isso ficou mais difícil, porque as exigências tecnológicas são muito grandes. Hoje, eu aprendi até a ler o Raio-X."
Fontes: Google da Internet; Estadão - Nov. de 2008; João Filgueiras Lima, LeléArquitetos do Brasil; kakiafonso.blogspot.com;arquiartista.blogspot.com.