domingo, 20 de fevereiro de 2011

PARQUE METROPOLITANO DE PITUAÇU - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)

Parque Metropolitano de Pituaçu, imensa área de lazer dentro da cidade, excelente local para caminhadas e oxigênio puro nos pulmões. Entre os bairros da Pituba e Itapoã, situado à Av. Otávio Mangabeira, 300 metros da praia que leva o mesmo nome, bairro de Pituaçu (Salvador - Bahia / Brasil).
O parque conta com esculturas de Mário Cravo Jr, artista plástico bahiano, museu à céu aberto, pista de skate, quiosques, ciclovia com 18km, tendas para aluguel de bicicletas e pedalinhos, quadra esportiva, brinquedos infantis e lanchonetes.


Com um grandes espelho d'água envolvendo o parque, e para preservá-la foi construído uma lavanderia comunitária. Dentro do parque existem espécies diferentes de mamíferos, répteis, aves, peixes e anfíbios. Com monitoramento para a preservação do meio ambiente, sempre são organizadas atividades recreativas ligadas a educação ambiental.
Em boa parte das capitais brasileiras, não é diferente aqui em Salvador, existe um tipo de invasão "chic", pessoas "com-terra" que ocupa parques e outras áreas públicas, por serem locais tranquilos e arborizados, para construir casas confortáveis e condomínios fechados. O Parque de Pituaçu, antes com 660 hectares de Mata Atlântica e lagoas, perdeu um terço da área com essas ocupações.