sexta-feira, 5 de março de 2021

MONTE SÃO MICHEL (Ilha), France.

Monte Saint-Michel é uma pequena ilha rochosa do estuário do rio Couesnon, situada na região da Normandia, no noroeste da França. Deve seu nome à abadia consagrada ao culto do arcanjo São Miguel e cujo nome em latim durante a Idade Média era Mons Sancti Michaeli in Periculo

A arquitetura prodigiosa do monte Saint-Michel e a sua baía tornam-no o local turístico mais movimentado da Normandia e um dos primeiros da França, com cerca de 3,2 milhões de visitantes todos os anos. Uma estátua de São Miguel Arcanjo colocada na cimeira da Igreja Abacial é arrepiada a 170 metros acima da margem.
Os inúmeros edifícios do local são individualmente classificados como monumentos históricos [1] ou inscritos no inventário suplementar dos monumentos histórica. O conjunto está declarado como um ótimo local da França (grand site de France).
Declarado monumento histórico em 1862, o monte Saint-Michel consta desde 1979 na lista do património da humanidade da Unesco, em cuja declaração estão também incluídos a baía e o antigo moinho de Moidrey, situado a cerca de quatro quilómetros Terra dentro.