quinta-feira, 4 de março de 2021

Dicas de Decoração - Kitnet!

A decoração de kitnet pode tornar o espaço maior, mais aconchegante e confortável. Com a decoração certa, você pode otimizar o seu ambiente sem perder o estilo! Confira 10 dias para deixar a sua kitnet com mais espaço e ainda com uma decoração moderna!

Aproveite cada espaço
Quando estamos falando da decoração de um ambiente com espaço reduzido, no caso da kitnet, cada espaço importa. Aproveitar os cantos da kitnet, ocupando com tudo aquilo que for realmente necessário para tarefas cotidianas, ou com os elementos de decoração, é extremamente necessário, além da organização, que deve ser impecável para garantir a correta disposição dos móveis no espaço.
Por isso, quando for comprar os móveis, pense em aproveitar ao máximo cada espaço do apartamento.


Procure escolher móveis menores
Móveis menores fazem toda a diferença na ocupação de espaços pequenos. Como a kitnet já possui um espaço bastante reduzido, a escolha de móveis menores é essencial.
Você pode substituir guarda-roupa, por exemplo, que geralmente ocupa um grande espaço no quarto, por uma cômoda mais compacta e prateleiras otimizadas nas paredes. Além de poupar espaço, você irá economizar bastante se optar por essa troca.
No exemplo abaixo, vemos uma linda mesa pequena que serve tanto como escrivaninha, quanto como mesa para refeições, um móvel pequeno que faz toda a diferença na decoração e otimiza o espaço da kitnet.


Se possível compre moveis multiuso
Como o próprio nome sugere, móveis multiúso podem servir para diversas funções e, além de poupar dinheiro, são essenciais em espaços reduzidos.


Não cubra a passagem de luz natural
A luz natural auxilia, entre outros fatores, a aumentar a ideia de dimensão do espaço, além de poupar energia elétrica durante o dia.
Geralmente, as kitnets possuem uma ou duas janelas, por isso, quando for decorar a sua kitnet, certifique-se de que nenhum móvel impedirá a passagem da luz natural.
No exemplo abaixo vemos um espaço reduzido que se amplia bastante com a iluminação natural.


Use móveis como divisórias
Usar móveis como divisórias pode ser uma ótima saída para separar ambientes pequenos. No exemplo abaixo vemos que uma simples bancada conseguiu separar brilhantemente a sala de estar e a cozinha.
Você pode optar por bancadas ou estantes, e alguns modelos de estantes possuem, inclusive, uma parte de encaixe para televisão que gira 360º, ou seja, pode virar de um espaço para o outro. Algumas pessoas usam essa alternativa para dividir a sala de estar e o quarto, assim é possível assistir a mesma TV no sofá ou na cama, o que é uma ideia genial!


O dinheiro está curto? Então use cortinas!
Se o dinheiro estiver curto para dividir espaços com móveis, opte por cortinas! As que possuem uma barra de ferro são bastante estilosas e podem ser usadas para dividir o quarto da sala de estar ou da cozinha.


Faça combinações com os móveis!
Móveis que combinam podem se complementar na decoração, mas, mais do que isso, podem aumentar ainda mais a percepção de espaço de um lugar.


Aposte nas cores claras e nos espelhos
As principais tendências de cores para kitnets são paletas mais claras, voltadas para o gelo, cinza, branco e os tons pastéis, como creme e azul claro. As cores claras auxiliam a aumentar a proporção dos espaços e ainda dão ao ambiente um tom de sofisticação e modernidade.

Outro herói dos espaços pequenos são os espelhos, que quase sempre são usados em decorações para aumentar a ideia de proporção dos ambientes. Usar espelhos fixados nas paredes é uma ótima opção para kitnets.

Se você gosta de cores marcantes, pode optar por alguns detalhes que possuam cores mais fortes, como no exemplo abaixo, em que na decoração aparecem pequenos elementos com um tom de azul mais forte e marcante.



Use e abuse de objetos na parede!
Como nas kitnets o espaço no chão é bastante reduzido, utilizar decorações nas paredes é uma alternativa bastante interessante. Quadros pendurados podem dar ao ambiente um ar de sofisticação e marcar as paredes claras com tons mais fortes.
No exemplo abaixo podemos observar que o quadro contrasta com a parede e se destaca bastante na decoração, tornando o ambiente mais moderno e envolvente!


Pense em adquirir móveis planejados
Se, mesmo com essas dicas, você tiver certa dificuldade para planejar a sua kitnet, opte por contratar uma empresa especializada em móveis planejados, que conseguirá otimizar o seu espaço da forma mais profissional possível!
Móveis planejados são mais caros que os convencionais, mas em compensação possuem um ótimo custo-benefício.