quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Verdadeiras salas de cinema em casa!

Com a pandemia eu apostei na ideia de um cinema em casa como uma opção vantajosa. Os recursos multimídias disponíveis atualmente no mercado combinados com aparelhos televisores de alta resolução e empresas provedoras de séries e filmes, garantem a diversão sem dever em nada para as salas de cinema convencionais. E o melhor, no conforto de casa.
Antes de começar a equipar a sua sala para servir de cinema é preciso planejar o espaço e verificar se ele atende alguns requisitos básicos para você assistir aquele filme especial sem empecilhos. 



Tamanho do ambiente
A primeira etapa dessa empreitada é você checar as medidas do local que abrigará a sua sala de cinema em casa. Não que um ambiente pequeno não possa se transformar em um cinema, mas você precisará adaptar os moveis e o televisor para o ambiente.
Uma TV grande em um espaço reduzido é desconfortável para a visão, já uma TV pequena para uma sala muito grande também não vai produzir o efeito esperado. Por isso, antes de partir para a loja e comprar os equipamentos, tire todas as medidas.


Isolamento acústico
A sala de cinema tem que possuir um isolamento acústico adequado. Item importante para não atrapalhar outros moradores da casa ou até mesmo os vizinhos. Uma porta no cômodo já ajuda bastante a segurar o som dentro do ambiente. Outra dica é investir em elementos de madeira no local. O material é um isolante acústico natural e pode estar presente nos móveis, no piso e até no teto.


Iluminação apropriada
As janelas costumam ser a principal fonte de luz natural das casas. E cinema não combina com claridade. O ambiente escuro é mais apropriado e não é difícil obter esse efeito. Uma cortina de pano grosso e bem escuro é suficiente para bloquear a entrada da luz.
Já aquela luz baixa, típica dos cinemas antes do inicio da sessão, pode ser obtida com iluminação artificial. Instalar arandelas na lateral produz esse efeito, lembre-se apenas de optar por lâmpadas amareladas ao invés das brancas. Um interruptor do tipo dimmer pode ser uma boa saída também. Ele regula a intensidade da luz

Itens necessários para você montar sua sala de cinema em casa

TV de cinema
O principal ponto a ser analisado neste item é o tamanho da tela. Para chegar no modelo ideal cheque as informações de medidas do espaço, conforme citado acima. Para uma TV de 42 polegadas o ideal é que se mantenha uma distância de 2,5 metros entre o aparelho e o sofá. A altura do chão até a TV também deve ser pensada, o ideal é 1,5 metro.
Esteja atento ainda a resolução da tela. A maioria dos equipamentos de hoje em dia são FullHD, mas certifique-se de que está comprando um aparelho de boa qualidade. As Smart TVs também são uma boa opção já que possuem sistema de Wi-Fi integrado. Televisores mais antigos podem ser adaptados com o auxilio de dispositivos inteligentes, como um console.

Sistema de som
Realidade e intensidade são obtidas por meio de um bom sistema de imagem e som. Por isso, vale a pena contar com um home theater. Escolha o seu de acordo com o tamanho do ambiente. Existem modelos com 7, 5 e até 3 caixas de som, espalhe-as pela sala de modo equilibrado. Uma dica é instalar ao menos uma no teto.


Conteúdo
Equipamentos prontos e instalados. Agora é hora de escolher o melhor filme. Uma Smart TV permite que você acesse uma série de conteúdos pela internet. Mas nada de errado em recorrer ao bom e velho aparelho de DVD, o importante é ter boas opções de filmes para curtir.


Conforto
O grande diferencial de um cinema em casa é o conforto. Isso as salas de cinema dos shoppings não oferecem. Escolha um sofá ou poltrona confortável, tenha em mãos travesseiros e até mesmo alguns cobertores para os dias mais frios. Um apoio para os pés também pode ser útil caso seu sofá não seja um modelo retrátil ou reciclável.