segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Casa feita com R$ 150 mil é uma das melhores construções do mundo

Projeto do escritório Terra e Tuma Arquitetos, a residência foi construída com o orçamento apertado de 150 mil reais e ganhou uma das categorias do prêmio internacional Building of the Year 2016
É a casa da empregada doméstica Dalvina Borges Ramos na Vila Matilde, zona Leste de São Paulo.


Projetada do zero pelo escritório Terra e Tuma Arquitetos, a residência foi construída no terreno da antiga casa da moradora, que foi demolida. A casa nova, finalizada em 2014, foi levantada em apenas seis meses e com o orçamento apertado de 150 mil reais — que dona Dalva, como gosta de ser chamada, economizou durante 30 anos.


.A casa foi toda feita em bloco aparente e até o chão é de concreto. Priorizamos a iluminação, a ventilação, um pé direito alto. Acreditamos que é possível viver bem e confortavelmente sem revestimento.


Nos 95 m² de área construída, distribuem-se dois quartos, cozinha, sala de TV e jantar, além da garagem. No pavimento superior, foi projetada uma suíte para visitas e sobre a laje da sala foi feita a horta.


Além da importância do prêmio, esse tipo de projeto também serve para mostrar que a arquitetura é sim para todos e que não é necessário muito dinheiro para desenvolver bons projetos.










(/)







(/)