sexta-feira, 24 de julho de 2020

Alguns modelos de poltronas que fizeram história:

Lounge Chair


Este modelo de poltrona é o modelo mais sofisticado e elegante que existe, popularizando-se no século passado. A poltrona Lounge Chair foi criada em 1956, pelo casal norte-americano de designers Charles & Ray Eames. O objetivo de sua criação foi de fazê-la para ser ‘’um refúgio especial da vida moderna’’. Logo, tinha o intuito de mostrar sua sofisticação através do conforto e dos detalhes da tecnologia profissional.


Womb Chair


A Womb Chair é um modelo que revolucionou a década de 1940 nos Estados Unidos, por apresentar um modelo muito aconchegante e diferente das outras poltronas da época. Foi criada pelo designer finlandês Eero Saarinen após ser desafiado pela designer Florence Knoll que lhe propôs um desafio com o objetivo de criar uma poltrona que oferecesse sensações de aconchego e conforto sentidas por bebês no ventre materno.


Egg Chair

Este modelo foi criado pelo de designer e arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen em 1958. A poltrona Egg Chair foi desenvolvida com intuito de mostrar o conforto e privacidade que o móvel tem a oferecer, por isso ela se parece com um ovo, sendo inspirada nas coisas simples da natureza.


Swan Chair


A Swan Chair foi criada também pelo designer e arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, mantendo as linhas curvas como a egg chair. No entanto, os braços dessa poltrona são abertos, com o intuito de convidar a todos a se sentarem se sentirem confortáveis.


Barcelona


O modelo de poltrona Barcelona foi criado pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe em 1929. Foi desenvolvida especialmente para o rei e rainha da Espanha, expondo-a para a Exposição Mundial de Barcelona. Este modelo se popularizou tanto que atualmente existe uma coleção composta por puff, mesa, poltrona e sofá.


LC2 e LC3

Essas poltronas foram uma das primeiras expressões do que seria o design do mobiliário moderno. Desenvolvida pelos designers Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand em 1928. Quando Le Corbusier desenhou estes modelos, ele desenhou a LC2, sendo menor para os homens e a LC3, sendo maior para as mulheres. Atualmente estas são usadas para compor uma decoração moderna e simplista.


Wassily Chair
Essa poltrona foi criada pelo arquiteto e designer norte-americano Marcel Breuer em 1925, inspirando-se na estrutura de uma bicicleta para criar a poltrona de aço tubular, uma estrutura totalmente diferente do que já se tinha visto naquela época.
Butterfly
Criada por Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari Hardoy em 1938. Esta é composta de uma única peça de tecido, suspensa a partir de uma armação de metal leve, considerada a mais moderna de sua época por não apresentar luxo, entretanto mostra elegância.


Poltrona Mole

A poltrona mole foi criada pelo designer brasileiro Sergio Rodrigues em 1961, sendo uma peça muito valorizada do mobiliário moderno brasileiro. Considerada uma poltrona muito confortável e sofisticada, a peça recebeu o primeiro prêmio na IV Bienal Mobiliário na Itália.


Papa Bear Chair

Este modelo foi criado pelo designer dinamarquês Hans J. Wegner, em 1951. Esta poltrona foi desenvolvida com o intuito de seus braços parecerem braços de ursos, para que a pessoa ao se sentar sinta-se confortável e relaxada.