quinta-feira, 16 de julho de 2020

EDÍFICIO CARAMURU (COMÉRCIO) - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Projeto do arquiteto Paulo Antunes Ribeiro em parceria com o artista plástico Mario Cravo e tendo como paisagista Burle Marx (jardim suspenso, em lugar das coberturas com enormes dispositivos para o sistema de refrigeração e de reservatórios, como ocorreu logo em seguida), o Edíficio Caramuru, situado no bairro do Comércio, Rua da Grécia com Avenida Estados Unidos da América, pode ser considerado uma das construções mais importantes do período modernista em Salvador, Bahia (Brasil).
Usou técnicas inovadoras na sua construção para a epoca, ano de 1946, como por exemplo, brises soleil nas duas fachadas voltadas para o poente, com uma solução (grandes painéis metálicos dispostos em planos alternados pelos sete pavimentos) é o diferencial do edifício.
                                        
Acesso grandioso, feito por um saguão de pavimento duplo com mezanino de linhas curvas; a cobertura em terraço-jardim deveria proporcionar uma visual verde ao ser observada a partir da Cidade Alta, e servir de referência para as futuras edificações do Comércio.
O Edifício é um dos mais importantes do Brasil dos anos 40 ao lado da Pampulha e Banco Boa Vista de Niemeyer, serve como referência por que em Salvador pouco resta da arquitetura do Século XX anterior aos anos 70.  
Correu o risco de ser demolido, ainda bem que venceu a sensatez, foi adquirido por uma rede espanhola de hotéis, tendo passado por uma grande transformação. 


Pesquisa feita na internet.