sexta-feira, 17 de abril de 2020

JUAZEIRO - BAHIA / BRASIL, A CAPITAL DO RIO SÃO FRANCISCO

O nome Juazeiro se originou dos pés de uma árvore típica da região. É um município brasileiro (Bahia), dista 500km de Salvador (capital), fica localizada na região sub-média da bacia do Rio São Francisco, divisa com o estado de Pernambuco. A cidade se destaca pela agricultura irrigada e por ser a quarta maior cidade do estado da Bahia. É conhecida como a Terra das Carrancas, figuras antropomorfas usadas pelas embarcações que subiam e desciam o São Francisco.

População em 2008 = 240.000; PIB em 2006 = 1.313.446 mil reais; Área territorial (Km²) = 6.390; Temperatura média anual = 24.2°C; Período chuvoso = Novembro a Março; Principais rios = São Francisco, Curaçá, Malhada da Areia, Salitre; Vegetação = Caatinga.
Nunca esqueci esse belo por-do-sol, desde a primeira que estive nessa cidade finsdos anos 70, ínicio dos anos 80.
Levei mais de 20 anos sem retornar a Juázeiro, agora estou com o pé fincado e de 2 em 2 meses estou vendo essa vista panorâmica, tendo a ponte Eurico Gaspar Dutra ao fundo.
Famoso Vaporzinho que já navegou pelas águas do Mississipi-Missouri, hoje em dia é exibido como troféu na praça na nova orla.
Ilha do Rodeadouro
As embarcações do rio São Francisco

Orla de Juazeiro, uma otima opção para relaxar e curtir a paisagem.

Lagoa Calu no centro da cidade, a população frequenta o local para prática de esportes e caminhadas, pois tem quadras, parques e uma igreja. Tem também um bom restaurante (Alpendre), com comidas regionais.
Armazéns do antigo porto de Juazeiro, na Orla Nova da cidade.
Praça da Bandeira
Museu Regional do São Francisco
Paço Municipal
Praça da Misericórdia é bem movimentada, todos circulam nela de noite, ótimo local para estar à dois ou em família.

Praça Urbanistica

Pesquisa feita na internet.