quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Lego House

É muito difícil achar alguém que não saiba o que é uma pecinha de Lego. Desde as tradicionais quadradas aos bonecos simpáticos caracterizados com diferentes temas, as peças conquistam fãs e colecionadores. Na arquitetura, elas podem fazer parte da decoração ou até mesmo servir como parte da construção. Conheça a Lego House, construção da sede da empresa na Dinamarca que é, quase toda de Lego.

 

A Lego House fica em Billund e foi projetada pelo arquiteto Bjarke Ingels. A construção começou em 2014 e terminou em 2017, com inauguração em setembro do mesmo ano. Há 12 mil metros quadrados e quatro andares construídos. O espaço, com capacidade para 2.500 pessoas, é uma mistura de museu e área de diversão de crianças e adultos. Para os fãs de verdade, o lugar parece o paraíso. 


A fachada é no formato de tijolos empilhados que lembram os tradicionais blocos de plástico. Por dentro, há loja, café, praças, restaurante, áreas de lazer e uma coleção histórica da marca. Dinossauros, peixes, árvores, seres humanos e outros elementos ganham forma por peças de Lego e, embora sejam inanimados, dão vida aos ambientes. 



As áreas são separadas por cores: azul (cognição), vermelho (criatividade), amarelo (desenvolvimento emocional) e amarelo (comunicação e atividades sociais). Na área amarela, por exemplo, é possível construir flores e animais, enquanto na azul é possível programar robôs feitos de Lego e planejar cidades. 



A Lego House é um paraíso tanto para crianças quanto para adultos que têm um construtor dentro de si. Lá, tudo em volta incentiva a libertar o arquiteto/engenheiro/designer/ser criativo que habita dentro de cada um para, muito mais que brincar, criar seu próprio mundo.