sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Arquitetura Gótica: algumas das maiores igrejas do mundo!

Não é preciso ser religioso para reconhecer e apreciar a beleza de uma catedral ou igreja. A Europa é o continente onde se encontra o maior número de exemplares de arquitetura gótica. Muitas delas levaram séculos para serem concluídas. Suas características, como verticalidade e riqueza em ornamentos, serviram de inspiração para produções de artistas de outras gerações – até mesmo castelos, palácios e prefeituras.
 

“No fim da época gótica havia uma igreja para cada 200 habitantes (…).”, “Calcula-se que em trezentos anos a França extraiu (…) mais pedra que o antigo Egito em toda sua história.”, “Calcular a resistência de construções como eles souberam realizar exigiria a ajuda de computadores. E ainda que nós conseguíssemos, haveria todas as chances de que nós chegássemos à conclusão de que essas catedrais (…) não poderiam ficar em pé…” – geógrafo Roland Bechmann. 

+ Características da arquitetura gótica
“Como é que estas catedrais loucas aguentam em pé?” 
arquiteto Roland Bechmann, no livro ‘As raízes das catedrais’.

‘Arquitetura Gótica’ é um estilo surgido na França, por volta do século XII – a ‘Opus Francigenum’. Esse termo foi estabelecido por Giorgio Vassari, em momento posterior. Ele fazia referência aos gogos e seus hábitos “bárbaros”, ou seja, em como as pessoas da época interpretavam esta arte. A ideia foi totalmente reavaliada no século XVIII, entendo que o desenvolvimento da mesma devia-se ao estilo românico e que, na verdade, trouxera muitos benefícios para a construção civil. 



Características importantes das estruturas eclesiásticas góticas: 

– serem suntuosas; fazerem projeção vertical; reverência a Deus; e síntese da fé humana;

– usar um sistema de abóbadas ogivais, arcobotantes e colunas nervuradas para conseguir aumentar a altura das construções, ao mesmo tempo em que formar elementos estruturais mais finos, dando a sensação de leveza;

– ter paredes com mais aberturas de janelas, adornadas com belíssimos vitrais – como as rosáceas, que eram colocadas sobre as portas de entrada.


“As catedrais góticas são as pirâmides do Ocidente e nós não acabamos ainda de compreender como é que elas puderam ser construídas numa época considerada como obscura e arcaica do ponto de vista científico.”  
Paul François Paoli, em reportagem do jornal Le Figaro. 


+ Exemplares de Arquitetura Gótica 

+ Catedral de Reims, França


A Catedral de Reims está localizada na província de Champagne, na França. Ela foi erguida no século XIII – sendo a fachada oeste adicionada somente no século XIV, onde antes se encontrava uma basílica, palco de batizados e coroamentos de importantes reis e rainhas. É um exemplar da arquitetura gótica, considerada como uma das construções mais importantes do país. Tanto na parte externa quanto na parte interna do edifício, podem-se ver todos os elementos que caracterizam este estilo, incluindo os arcos, esculturas e vitrais. 


+ Catedral de Canterbury, Inglaterra


 
A Catedral de Canterbury foi o berço da religião anglicana na Inglaterra. Ela é uma das arquiteturas religiosas mais antigas do país. Foi erguida entre os séculos XV e XVI, remetendo o trabalho do missionário Agostinho, responsável pela conversão de vários cidadãos locais ao cristianismo, por volta de 600 d.C. O prédio não é tão alto quanto outros exemplares góticos desta lista, mas possui detalhes estéticos igualmente bonitos. 


+ Catedral Santa Maria Del Fiore, Itália



Santa Maria del Fiore é uma catedral magnífica. De todas as arquiteturas desta lista ela é a mais colorida. Embora seja um prédio grande e imponente, diante do entorno imediato, ele parece um tanto quanto neutro, principalmente por respeitas as linhas e materialidades dos prédios ao seu redor. Ele foi projetado no século XIII pelo arquiteto Brunelleschi. Atualmente, é símbolo da cidade Florença. E de todos os seus ricos detalhes, sua cúpula de tijolos – a maior do mundo – é o que mais encanta os turistas.

+ Catedral de Chartres, França



Outra arquitetura gótica famosa é a Catedral de Chartres, localizada perto de Paris, na França. De todos os exemplares franceses, este é o que melhor representa o estilo em voga no período final da Idade Média. Seus vitrais são incrivelmente lindos, como de nenhuma outra igreja. Suas proporções também impressionam, são cento e trinta metros de comprimento por quarenta e seis de largura – fazendo, desta, uma das maiores igrejas do mundo.


+ Catedral de Colônia, Alemanha

 

A Catedral de Colônia está localizada numa das maiores cidades da Alemanha. Ela foi concluída em 1880. Porém, sua construção começou seiscentos e trinta anos antes, no lugar de um antigo templo romano. Naquele tempo, ela era considerada a arquitetura mais alta do mundo, marcando cento e cinquenta e sete metros. Ela ficou intacta durante décadas, até que sofreu com os ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, muitos turistas a visitam por este ser o local que abriga os restos mortais de um dos três Reis Magos, personagem de uma das histórias mais intrigantes da humanidade, o nascimento de Cristo. 


+ Catedral de Notre Dame, França


 
A Catedral de Notre Dame é um importante ponto turístico de Paris e outro exemplar da arquitetura gótica. Ela começou a ser construída em 1163, no principal momento de ascensão do país, que viria a se tornar uma das grandes potências mundiais. Porém, só foi concluída em 1345, chegando a ser palco da coroação de Napoleão Bonaparte, assim como do famoso romance de Victor Hugo. Mais de quatrocentos anos depois, o prédio sofreu com ataques de revolucionários. Mas, depois de restaurado, sua beleza parece estar novamente intacta.


+ Catedral de Rouen, França

 

Quem conhece as obras do famoso pintor Claude Monet, já deve estar familiarizado com a imagem da Catedral de Ruen. Esta arquitetura – parte gótica e parte romântica – foi concluída em 1506. Alguns dos mais importantes artesãos da França estiveram envolvidos em sua construção, como o escultor Jean de Rouen. Este importante monumento histórico abriga os restos mortais do Rei Ricardo, “Coração de Leão”. O destaque deste exemplar são as torres metálicas assimétricas.