quinta-feira, 24 de outubro de 2019

TEATRO CASTRO ALVES - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

O Teatro Castro Alves, que com o nome homenageia o "Poeta dos Escravos", possui momentos de grandes espetáculos e trágedias, como os dois incêndios que motivaram sua reforma. Projeto original foi feito pelos arquitetos Rocha Miranda e Souza Reis, em 1948; edifício construido foi aquele desenvolvido pelo arquiteto José Bina Fonyat Filho e o engenheiro Humberto Lemos Lopes, ganhador da IV Bienal de São Paulo com suas linhas e conceitos modernistas e chocando a sociedade baiana de então.
Sito: Largo do Campo Grande, nº 331 / Salvador - Bahia - Brasil. CEP 40.080_120(0xx) 71 3339 8000




Sala Principal com capacidade para 1.554 pessoas, com excelente acústica, onde não há ponto morto, ou seja, a visibilidade da platéia é perfeita.
Sala do Coro com capacidade para 201 pessoas e prioriza as apresentações teatrais locais.
Concha Acústica com capacidade para 5.500 pessoas, com formato de teatro grego, uma semi-arena ao ar livre. Uma lona tensionada fixa em estrutura metálica cobre o palco e permitem a realização dos eventos mesmo sob chuva, abrigando ao menos 1000 espectadores. Na parte superior cada um dos seis camarotes comportam 25 pessoas, servidos por uma estrutura de apoio com bar e sanitários.


Vista noturna do teatro.

Conta com três projetos permanentes: Orquestra Sinfônica da Bahia; Balé do Teatro Castro Alves (do qual fiz parte quando era adolescente) e os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.


Vista frontal.
Além dos três projetos permanentes, possui ainda: Memorial do TCA (em implantação, para a preservação da memória do Teatro, através de fotografias, filmes e registros dos eventos artísticos que ali tiveram lugar); Centro Técnico - Serve como apoio aos eventos, tendo criado cerca de 11 mil figurinos para espetáculos do Núcleo de teatro e produções externas, possuindo um laboratório para efeitos de maquiagens nos atores; Setor de Multimeios e Programação Visual, com mais de 5 mil negativos e mais de 200 vídeos e Documentação e Pesquisa, onde existe um arquivo com 45 mil documentos, banco de textos teatrais, com mais de 100 peças de autores nacionais e estrangeiros, traduzidas para o português.

www.tca.ba.gov.br