segunda-feira, 27 de maio de 2019

Mulheres criativas em posição de destaque em suas áreas de atuação!

Silvana Annicchiarico
“A minha maior paixão? Procurar a alma nas coisas inanimadas.” Diretora do Triennale Design Museum de Milão, parada obrigatória do FuoriSalone, a arquiteta Silvana Annicchiarico está, no momento, concentrada na exposição Giro GiroTondo. Design for Children (até 18 de fevereiro de 2018), e no projeto Serie Fuori Serie, em colaboração com Andrea Branzi e Antonio Citterio, no Museu Nacional da China, em Pequim. 


Nina Yashar
Implacável: como curadora e editora de design, o trabalho de Nina Yashar é uma busca contínua por harmonia entre objetos de épocas distintas.“Um equilíbrio criativo que se completa na união de cores, de formas e de histórias, não ligadas a um significado racional, mas estético”, conta. 


Silvia Robertazzi
Passagens marcantes à frente das revistas Case da Abitare e Casamica precedem a atual ocupação da jornalista e curadora Silvia Robertazzi, que, em 2013, fundou, junto a Antonella Dedini, o Milano Design Film Festival. Desde então, suas viagens se multiplicaram – e sua casa comprova. “Misturo objetos de estimação com peças que chegam em virtude das minhas experiências. Junto aquilo que encontrei e gostei porque tem um significado para mim, não por moda”, diz. Também obras de arte e mobília provêm de pessoas próximas. “São presenças carinhosas.”



Rossana Orlandi
Duas grandes letras vermelhas – R e O – apoiadas, como que por acaso, em uma grade de ferro que dá para um pátio cheio de plantas. Para os milaneses e os apaixonados por design, não há dúvida: é a entrada do Spazio Rossana Orlandi, que tem apresentado a uma verdadeira multidão de curiosos e profissionais as peças mais experimentais e inovadoras do Fuori Salone milanês (assinadas por talentos como Maarten Baas, Piet Hein Eek e Nika Zupanc). “Eu sempre pensei no meu espaço não como uma galeria apenas, mas sobretudo como uma casa do design”, afirma, enquanto recomenda aos visitantes deste ano não perder as novidades de Nacho Carbonell, Fernando Mastrangelo e Jorge Penadés, entre muitos outros. Esta antiga fábrica de gravatas no coração da cidade, transformada por Rossana em local de exposições e loja em 2002, é a clara extensão da sua forte personalidade. 



Marva Griffin
De origem venezuelana, Marva Griffin mora em Milão desde os anos 1970, quando começou a trabalhar no mundo do design de móveis. Foi ela quem fundou o Salone Satellite (do qual é tutora e curadora), a seção do Salão do Móvel dedicada aos jovens mais talentosos e o seu encontro com empresas do ramo, que, em 2017, celebra 20 anos com duas exposições, uma no próprio pavilhão, na feira, e outra na Fabbrica del Vapore, em Porta Volta. Um trampolim de projeção internacional que envolve escolas de design de todo o mundo e que lhe rendeu o prêmio Compasso d’Oro alla Carriera em 2014.



Angela Missoni
“Sou ligada em tudo e não sou ligada em nada”, diz Angela Missoni, diretora criativa da célebre maison de moda italiana de sua família, que fez do uso das cores sua assinatura de estilo. Sobre si mesma, diz ser uma pessoa curiosa e uma alma em constante movimento. Mora em Brunello, na Lombardia, para onde se mudou há pouco mais de três anos.


Karla Otto
“Tudo o que há aqui tem um passado e uma história e, para mim, foi fonte de inspiração em um certo momento da minha vida ou da minha carreira. Sinto-me sempre criativa e otimista quando estou neste lugar.” Karla Ottofala de seu escritório em Milão, onde trabalha divulgando marcas do calibre de Céline, Givenchy, Marni e Nike. Sem esquecer do universo do design: as colaborações com Cassina, Boffi, DePadova e Cappellini fizeram escola no ramo. Não por acaso, sua agência homônima de relações públicas, produção de eventos e branding é uma das mais importantes do mundo, com outras sete sedes (de Nova York a Xangai). 


J.J. Martin
Sua obsessão é o vintage. Por isso, J.J. Martin, nascida em Los Angeles e habitante de Milão há 15 anos, agregou à sua atividade de jornalista (escreve para a Wallpaper há oito anos) um novo projeto: LaDoubleJ.comé uma revista e loja virtual dedicada ao estilo e à moda de outras épocas. “