segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

QUERO UMA CASA NA PRAIA... E VOCÊ?!!

Eu sonhei muito em ter um refúgio à beira-mar, cheguei até a comprar um terreno aqui perto na "Linha Verde" (Guarajuba)... E você? Se quer deixar de sonhar e realizar esse projeto, abaixo tem a casa de praia ideal, decida para ouvir em breve o barulhinho bom das ondas do mar.             
Projeto dos arquitetos Ricardo Soares Rúbio e Antonio Roberto Comin no Guarujá (São Paulo), onde eles  preservaram a Mata Atlântica e não perderam a vista para o mar.

   "O aspecto final teve como inspiração a arquitetura das regiões de florestas tropicais da Indonésia e da Tailândia: poucas vedações em alvenaria revestida com massa única raspada, pintada em tons quentes com textura próxima à da caiação, muito vidro e caixilharia de correr em amplas folhas"

"O proprietário queria a mata dentro de casa, mas era preciso buscar uma vista para o mar"



"Então foi necessário voar sobre as copas das árvores"



"A solução foi erguer a casa em pilotis de maçaranduba 12 m acima da encosta. Preservamos ao máximo a mata nativa (557,5 m²), conservada viva inclusive sob a estrutura da casa, e conseguimos conferir leveza ao conjunto elevando as áreas de estar e lazer ao nível das copas das árvores. Do ponto mais alto é possível avistar o mar, o que nos parecia impossível no nosso primeiro contato com o terreno", conta Rúbio.


Os acabamentos rústicos e as estruturas de madeira aparente conferem unidade visual à sala de estar. O forro do teto é o fundo das lajes tipo painel. A estrutura pintada tem aspecto de lambri de concreto com frisos em sentido único. O piso foi montado com pedras rústicas (limestone marfim sem polimento) em placas de 60 x 60 cm.


A casa é distribuída de forma desigual no terreno, buscando a vista privilegiada e a preservação da mata. A estrutura de madeira maciça lavrada imprime o tom rústico e o estilo remete às moradias de palafita do sudeste Asiático.


Da passarela que interliga os ambientes da área íntima pode-se notar o vão central e a estrutura de madeira encaixada artesanalmente.

 

A sala de lareira é avistada do mezanino das suítes. O pé-direito duplo de 5,80 m a 7,80 m. Na parte de fora, no vão central da casa, foram preservadas três árvores e o espaço é isolado por painéis de vidro.

 
Terreno com  1.260 m² em declive acentuado (40% - inclinação no ponto máximo), o centro da grota no meio do terreno. 25,9m de frente com aclive de 5,2 m; 37 m à direita com declive de 6,5m; 39m à esquerda com declive de 13 m; e fundos de 39,30 m com declive em grota de 6 m. A área de projeção da casa (380,35 m²) ocupa pouco mais de 30% do lote.

 http://decorababy.uol.com.br/