quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PARQUE MEMORIAL DA PAZ - HIROSHIMA (JAPÃO)

Entre os dois canais do rio Ota (Ota-gawa), onde começa a ponte em forma de T, foi construido o Parque Memorial da Paz, Hiroshima (Japão), onde são preservadas placas, fotografias, textos, imagens, recordando os horrores da bomba atômica e nisto difundir uma profunda reflexão sobre a humanidade e suas guerras.
No parque existem vários monumentos, todos com a finalidade de propagar a paz entre os povos: Estátua das Crianças da Bomba Atômica (em memória das crianças que morreram); Monte Memorial da Bomba Atômica (com as cinzas de 70 mil vitimas não identificadas); Sala Nacional Memorial da Paz, que inclui a Sala da Lembrança com uma reconstrução a 360º de Hiroshima após a bomba, formada por 140 mil ladrilhos (o que corresponde ao numero de vitimas até o final de 1945); Museu Memória da Paz e as Portas da Paz (cinco portas com cinco metros de altura com a palavra “paz” escrita em diversas línguas).
O Parque Memorial da Paz de Hiroshima foi considerado Patrimônio mundial da UNESCO em 1996.
A visita ao parque exige paciência e tempo para digerir cada mensagem transmitida por imagens e palavras. O resultado dessa viagem, sem dúvida é a conscientização que devemos lutar pela extinção das armas nucleares para que jamais se repita tamanha tragédia.




Pesquisa feita na internet.