sábado, 7 de agosto de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - DICAS DE PINTURA NA DECORAÇÃO

PERGUNTA POR E-MAIL DE PAULO JOSÉ SACRAMENTO:
" - Sou pintor, por isso mesmo aficcionado por cores e tons, quero decorar minha casa e quero algumas dicas de pintura que só uma pessoa com sua experiência poderia me dar. Me ilumine... Beijos. - "
RESPOSTA:
" - Engraçadinho... Mas. todas as pessoas que lidam com decoração  e afins saberia lhe dar algumas dicas de pintura, como fui a escolhida por você, leia com atenção os tópicos abaixos e boa sorte! - " 
Veja as dicas abaixo:
Para encurtar o ambiente aplique tons escuros nas paredes menores. Essa técnica é recomendada para espaços muito compridos (retangulares).
Para alongar o ambiente aplique cores mais escuras em duas paredes opostas. Essa técnica é ideal para espaços quadrados.
Para rebaixar o teto aplique cores mais claras nas paredes e uma cor mais escura no teto.
Para dar impressão que o pé direito é maior aplique cores mais escuras nas paredes e uma mais clara no teto.
Para alargar o corredor: Você deve pintar as paredes menores e o teto com tons mais escuros. As outras paredes devem ser pintadas com cores mais leves.
Para alongar a parede, aplique duas cores numa mesma parede, com a divisa à meia altura. Pinte com cor mais escura a parte inferior e utilize tom leve na parte superior.
Para encurtar a parede, aplique duas cores numa mesma parede, com divisa à meia altura. Pinte com cor mais clara a parte inferior e utilize tom escuro na parte superior.
Para disfarçar objetos, pinte a parede com cores próximas a do objeto.
Para valorizar objetos: Pinte a parede com cores contrastantes a do objeto.
As cores frias, como azul, violeta e verde, ampliam o ambiente. São aconselháveis para aqueles que desejam passar uma sensação de espaço e dimensão.
Cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, tornam o ambiente visualmente menor. Além disso, são estimulantes.
Carnaval, só na avenida. A utilização de muitas cores "alegres" juntas pode causar confusão visual. O contraste impactante, mas com número moderado de cores, é mais bem-vindo.
Quanto mais escuras, mais "pesadas" são as cores. Por isso, existe a tendência de utilizar tons escuros próximos ao chão, com a finalidade de fundamentar o ambiente. A falta delas torna o cômodo visualmente opressivo, como num hospital.
Na dúvida, use apenas uma cor, variando seus tons e matizes. Para quebrar a monotonia, detalhes contrastantes e mobília em cores diferentes são aconselháveis.
O mobiliário é favorecido se houver contraste entre sua cor e os tons da parede.
Cores primárias, quando usadas em demasia, cansam a visão. Nas áreas grandes, nas
paredes, use tons mais claros da mesma cor.
Cores complementares são importantes,  harmonizam o ambiente. Os complementos: Azul x Laranja; Roxo x Amarelo; Vermelho x Verde.

Pesquisa feita na internet.