sexta-feira, 11 de junho de 2010

QUE TAL UM PRESENTE CLASSUDO NO DIA DOS NAMORADOS?!!

Acho que ao dar presente, tem que se pensar em quem vai ser presenteado(a). Aqui vai uma dica e uma pergunta: Quem não gostaria de receber um presente com um toque  Art Nouveau/Art Decô? Ao falar nessas artes, não posso deixar de mostrar um pouco da arte de René Lalique, que criou jóias, foi o primeiro a esculpir vidros para grandes monumentos (as portas do Hotel Alberto I de Paris e as fontes do Campos de Eliseos), criou vasos e vários objetos de decoração (os 29 “Mascotes” emblema decorativo na frente do capô de automóveis como um símbolo da marca) – que geralmente eram cabeças de cavalo, aves, nus ou cometas – feitos na sua maioria em vidro claro, acetinados, queimados, vários graus de ametista, tons de rosa, amarelo, azul e opacos.
Gargantilha "Gatos", colecção Gulbenkian, em cristal de rocha gravados com decoração alternada de gatos e arbustos.
Foi um dos maiores joalheiros modernos por utilizar inúmeras especialidades de técnicas e materiais, além de incorporar nas suas criações, o estilo floral do final do século XIX e o geométrico do início do sec.XX.
Pente "Paisagem", chifre e ouro. A natureza, sempre presente na sua obra.

Broche "Pavão", em ouro, esmalte, opalas, diamantes.

Seus broches e escovas para cabelos Art Nouveau fizeram sucesso na Exposição Internacional de Paris de 1900 e fez de Lalique um celebrado joalheiro.

Centro de mesa em prata e vidro, com outro tema preferido do artista, a figura feminina.

Luminária.


Vaso 'Cisne', 1898, em vidro opalina, com armação em prata.

Lustre "Alger" - 1930.

Lustre "Fixture".

Começou a experimentar o vidro como matéria prima para criar frascos de perfume, quando criou e utilizou o método ‘cire perdue’
Vidro do perfume 'Ambre Antique', feito para o perfumista Coty (1910).
Cálice em vidro, prata e bronze.

A excelência de suas criações e o gosto que aplicava a suas obras fez com que ficasse encarregado da decoração do interior de vários navios, trens (como Expresso do Oriente), igrejas (como a de São Nicásio de Reims) e numerosas contruções religiosas e civis.
RENÉ LALIQUE (1860 – 1945), nasceu em Ay, região de Champagne (França), estudou na Escola de Artes Decorativas de Paris. Mestre vidreiro, joalheiro, decorador de interiores, fotográfo. Foi o designer que participou dos dois Estilos mais importantes do modernismo - Art Nouveau e Art Decô.


Pesquisa feita na internet.