sábado, 12 de junho de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - COMO DECORAR MESA DE CENTRO DA SALA DE ESTAR

PERGUNTA POR E-MAIL DE CLARA MACHADO:
" - Gostaria de uma ajuda para arrumação da mesa de centro da minha sala de estar. Ela (a mesinha) é em madeira de demolição, dimensão 2.00m x 1.00m x 45cm (altura). O que devo usar para decora-la? Obrigada. - "
                     

RESPOSTA:
" - Parta do principio de que ao não exagerar nos enfeites sofisticamos o ambiente.  Já que você tem a mesinha de centro,  fique atenta: Importante que haja circulação na sala. O mobiliário deve estar presente de forma a não comprometer quem vai andar por ela; para a mesa de centro tem que sobrar um espaço de no mínimo 50 cm ao redor dela para passagem e movimentação adequada pela sala, sem ter que chutar algum móvel. Coloco abaixo algumas fotos pesquisadas na internet para todos os gostos, verifique os detalhes que vão fazer a diferença na sua decoração. Beijos e Boa sorte. - "
O foco das atenções é o papel da parede e o contraponto a mesinha de centro amarela.

Sala de estar e o bar estão juntinhos, veja as mesinhas de centro iguais, apenas em tons diferentes.

Mostre a seriedade e a nobreza da madeira.

Deixe sua casa bela, sem exagerar nos adereços. Se no ambiente existem três móveis: mesa de centro, lateral e aparador, os objetos devem ser escolhidos de maneira harmônica, combinando cores e texturas entre si.

Boas opções são livros de arte arrumados ao lado de vasos baixos e belos cinzeiros. Ou ainda pratos decorativos de vidro, que ocupam um espaço considerável, sem criar interferência visual.


Veja o alinhamento entre os movéis.

A graça pode estar nas alturas diferentes dos vasos de cerâmica ou das bonequinhas japonesas.



Ao distribuir objetos em uma mesa de centro quadrada divida o tampo em quatro partes e trabalhe com espaços cheios e vazios.

O pouco muitas vêzes é o suficiente.

Misturar itens faz surgir uma atmosfera clássica, com sotaque étnico. A composição de peças sobre a mesa de centro acompanha a forma retangular do tampo.

Reserve os objetos altos, como castiçais e vasos, para o aparador, de modo que eles combinem com o quadro ou a moldura do espelho fixado atrás deles. Procure posicioná-los em pares.

Na hora de combinar cores, é possível caminhar por dois caminhos distintos: combinar os objetos decorativos com almofadas, tecidos e tapetes ou dar destaque a uma ou outra peça de cor mais viva. Nesse caso, tome cuidado para não exagerar e criar uma competição por atenção na decoração.

Sobre a mesa de centro, caixa de acrílico e vidro.

Nas liquidações evite comprar o que sai da moda (as lojas entram em liquidação para renovar estoque, impossibilitando a troca). Controle os impulsos e mantenha o foco no seu projeto, compre peças que realmente combinem com o estilo e cores com o que você já tem.