quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PONTE SIMONE DE BEAUVOIR - PARIS / FRANÇA

O arquiteto austríaco radicado na França Dietmar Feichtinger fez o projeto da 37ª ponte sobre o rio Sena em Paris. Independentemente de desenhar uma ponte ou um museu, mantém sua marca, com uma abordagem discreta e visualmente elegante.

“Não quis criar uma ponte suspensa, uma vez que não existe essa tradição em Paris, quis prestar tributo aos arcos clássicos das já existentes, mas também algo que desbravasse um novo terreno. Acabámos por encontrar uma forma de arco sobreposto. Uma parte suporta a outra e ambas oferecem diferentes percursos ao atravessar o rio.” Diz o arquiteto.


A ponte Simone de Beauvoir (homenagem a grande escritora), pelas normas da câmara de Paris que quis uma ponte que se tornasse um espaço público, uma reminiscência das pontes medievais tem uma biblioteca, tem decks duplos no centro que proporcionam uma área de abrigo na zona mais baixa que pode ser usada para feiras e exposições.

Preservando uma tradição de 400 anos na construção deste tipo de estruturas, estendendo um dos maiores braços entre margens do rio sem se beneficiar de pilares, é uma interseção entre uma superfície concava e convexa que planam juntas. Os dois braços (molduras de aço com pavimento de carvalho) encostam-se um no outro, dando várias alternativas, desde pedestres a ciclovias, que ascendem e descendem quando se atravessa.

A ponte fica situada na área comercial de la Defense, e tem dois pilares de suporte como a espinha dorsal de aço da estrutura. As vigas que as suportam podemos chama-las de vértebras e ao restante dos elementos de tensão, tendões.

É uma montanha russa inacreditável e impressionante que parece suspender-se no ar sem necessidade de suporte.





Pesquisa feita na internet