quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PRAÇA E CATEDRAL DA SÉ - SÃO PAULO (SP) / BRASIL

Já que falei nos cuidados que a cidade de São Paulo esta tomando para a preservação de suas praças no post anterior, hoje trago a Praça da Sé que é onde se encontra o marco zero da cidade de São Paulo (SP - Brasil) e a Catedral da Sé, cuja construção se deu em 1913 e a inauguração em 25 de janeiro de 1954, no 4° centenário da cidade.
Vista aerea da praça.


A Praça da Sé acolhe muita gente, é uma das joias de São Paulo.

Pensar no centro da cidade do grande centro urbano que é São Paulo, é pensar na praça da Sé, na correria de quem passa, nos engraxates que se acumulam pelos cantos, nas apresentações de rua, nos retirantes, que se acumulam ao longo dos bancos, personagens comuns de se ver.

No meio da Praça da Sé, de frente para a Catedral, o Marco Zero da cidade, datado de 1934. Obra de autoria de Gabriel Villin e Américo R. Neto, do qual conta-se a distância - para o Centro - de qualquer ponto da cidade, além de indicar as direções dos Estados que fazem limite com São Paulo. Por aqui passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio.

A Catedral da Sé em São Paulo é um dos cinco maiores templos góticos do Mundo. Após quarenta anos de construção ela só foi terminada por volta do ano de 1953. Cada torre tem noventa e dois metros de altura. O maior orgão da América do Sul encontra-se lá.

Antes desta catedral já tinham ocupado o mesmo lugar outras duas Igrejas.

A Catedral se encontra na divisa entre a Sé e a Liberdade e faz limite também com São Bento, ou seja, em um dia você pode traçar um roteiro e conhecer estes três espaços melhor, prestando atenção nos detalhes de cada um.

Deve-se se fazer uma visita com calma à Catedral, independente de religião, prestando atenção nos murais, teto e altar. É uma forma de conhecer um pouco da grandiosidade da sua arquitetura, dos detalhes, linda por dentro e por fora.


Interior da Catedral da Sé - Teto.
Dica: Para chegar à Praça e a Catedral da Sé em São Paulo (capital): Basta pegar um metrô até a Estação Sé e saltar na mesma.
Fonte: Pesquisa na internet.