quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Sonha em ter um sofá branco? Descubra antes como cuidar dele!

Sofá branco é um poderoso recurso decorativo e hoje há várias formas de deixá-lo sempre limpo e bonito (Foto: Divulgação)

Sofá branco é um poderoso recurso decorativo e hoje há várias formas de deixá-lo sempre limpo e bonito.


Objeto de desejo. É assim que o sofá branco é visto por muita gente, já que atrai os olhares, valoriza o ambiente e ainda é uma curinga na decoração pela sua neutralidade. A peça,  principalmente se for projetada para o ambiente ou possuir um layout diferente, por si só vira um elemento decorativo. Por outro lado, o medo de não conseguir manter um móvel claro por muito tempo afasta a ideia de incluí-lo no décor. Mas saiba que existem recursos para mantê-lo sempre limpo e bonito. Confira algumas dicas.


Onde usar e não usar

Optar pela peça branca em ambientes sociais, como livings e varandas. Já em ambientes externos e próximos às áreas molhadas é melhor evitar o branco. Por exemplo, uma varanda perto de piscina, em que as pessoas possam sentar molhadas com algum produto no corpo ou ainda locais perto de churrasqueiras e áreas gourmet. 

Higienização

Uma boa dica é criar uma rotina de higienização para o sofá branco. Mesmo que você não perceba a poeira, acredite: ela está lá e acaba se acumulando no estofado caso a limpeza não seja regular e eficaz. Por isso é importante ter o hábito de aspirá-lo pelo menos semanalmente ou sempre que julgar necessário de acordo com a frequência de uso.  

SALA DE ESTAR | Mesa de centro da Finish. Trio de vasos e escultura sob a mesa da Gabinete Duilio Sartori. Sofá branco da Finish. Luminária de piso da Fork Von Diesel, da Foscarini. Almofadas com tecido Marimekko, da Almofadaria Paramento (Foto: Denilson Machado/ MCA Estúdio/Divulgação)

Nesta sala de estar, o sofá branco ganhou ainda mais destaque por conta do azul vibrante do tapete. 

Impermeabilização

Para que o relax seja completo – se jogar no sofá sem medo! –, o ideal, segundo o arquiteto, é impermeabilizá-lo assim que for comprado. Esse processo dificulta a penetração da sujeira, o que contribui para ter um sofá branco por mais tempo e sem manchas. 

Capas e mantas

O uso de capas é uma boa alternativa e a mais em conta para proteger o sofá. "Acho que fica bem charmoso", diz Gustavo. Da mesma forma, as mantas podem evitar o atrito no estofado e ainda dar um toque decorativo no ambiente. 

Crianças e pets

A impermeabilização se torna necessária quando há crianças e pets em casa. Porém, se não quiser efetuar esse processo no sofá, Gustavo lembra que hoje há uma variedade de tecidos para diversos tipos de uso, inclusive opções desenvolvidas especialmente para quem tem animais de estimação.