quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Você sabe o que é seixo e para que serve?

Seixo é um fragmento de rocha ou mineral, com granulometria maior que areia. Por conta de seu tamanho – que não passa de alguns centímetros – a pedra seixo costuma ser utilizada como revestimento e decoração de jardim com muito charme. 

Como nem tudo precisa ser feito da famosa pedra seixo natural, algumas lojas vendem a pedra artificial para você aplicar na decoração de qualquer local da casa: jardim, banheiro e até mesmo como um belo enfeite para mesa de jantar.

Mas além de saber o básico sobre o que é seixo e para que serve, você também precisa conhecer os tipos de seixo e as cores mais bonitas para adicionar na sua decoração. Por isso, confira abaixo mais sobre o que é seixo, seus tipos e ideias incríveis para incluir no seu projeto. Inspire-se! 

Banheiro com revestimento de seixos


Tipos de seixo 
Existem diferentes tipos de seixo para incluir na decoração. É importante conhecer os mais comuns para escolher a melhor opção para cada cômodo da sua casa.
Por isso, confira abaixo todos os tipos de seixo e escolha o mais vantajoso para seu ambiente:

Seixo natural 
Também conhecido como seixo de rio, é uma pedra extraída da natureza. 
O que mais surpreende sobre o seixo natural é que cada pedra é única. Em rios que ainda tem água, as pedras de seixo são brilhantes e mais lisas. Já em rios secos, o seixo não brilha e é poroso, chegando a ter formatos irregulares.
Outro fato interessante sobre o seixo de rio natural é que em alguns rios existe um maior percentual de quartzo e sílica, por conta disso, algumas pedras podem ser mais claras, como cristais. 

Mesa de jantar decorada com pedra seixo


Seixo rolado
Pedra de superfície lisa e formato arredondado. Existem duas formas de obter o seixo rolado: a primeira é tirar a pedra seixo de rio. O caminho da água faz com que a pedra ganhe essas características e seja perfeita para incluir na decoração de casa. 
A segunda maneira de obter seixo rolado é artificialmente, por meio de máquinas. Elas deixam a pedra com a superfície lisa e arredondada, como se fosse uma pedra seixo de rio. 

Banheiro com revestimento seixos branco 


Seixo telado 
Vendido em lojas já com a tela atrás das pedras para que você possa instalar onde quiser em casa. Pode ser um tipo de revestimento seixo para o banheiro, por exemplo, ou até usado para fazer um tapete para entrada de casa ou outro enfeite para casa… Opções não faltam!
A vantagem de investir no seixo telado é a praticidade de instalar. Você não precisa colocar pedra por pedra. É só colocar a pedra de seixo telado no lugar do papel de parede e renovar sua casa com decorações lindas!

Pedra seixo telada


Cores de pedra seixo 
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos, chegou o momento de escolher as cores de pedra seixo para cada cômodo da sua casa. Geralmente, as cores mais usadas são: 

Seixo branco
Tudo que é branco remete ao clean e sofisticado, não é mesmo? Isso não seria diferente com a pedra de seixo branco. 
Experimente usar o seixo branco no jardim de inverno e ambientes mais abertos e iluminados, como revestimento seixo de banheiro. Mas, se quiser algo um pouco mais natural, você pode optar por pedras com tonalidade mais clara, como bege. Também funciona muito bem para decorar ambientes clássicos. 

Seixo rolado branco na decoração do banheiro 


Seixo preto e cinza 
O seixo preto, assim como o seixo cinza, são opções que combinam muito com ambientes modernos. 
O seixo preto é mais usado para destacar uma parede de casa com sofisticação. Já o seixo cinza pode ser incluído em outros ambientes, como o jardim, piso e até para fazer enfeites para casa. No banheiro, por exemplo, você pode colocar um espelho grande e uma pia de mármore preto para destacar a pedra, como feito na foto abaixo.

Banheiro com pedra seixo preta 


Na foto abaixo, você pode observar que a pedra seixo cinza foi usada abaixo da escada de madeira para destacar a decoração de maneira diferente do comum. Até os vasos de plantas ganharam destaque graças a pedra seixo.

 Escada de madeira decorada com pedras seixos


Seixo marrom
Em projetos rústicos, você pode usar o seixo marrom para destacar o estilo na decoração. No exemplo abaixo, a parede do jardim de revestimento seixo marrom é uma ótima maneira de garantir um ambiente aconchegante e bonito.


Fonte: https://www.vivadecora.com.br/