sexta-feira, 15 de maio de 2020

MANGUE SECO - BAHIA / BRASIL

Mangue Seco é a última praia no extremo norte do litoral baiano, divisa da Bahia com Sergipe. Local de muita beleza, que resguarda numerosas dunas e paisagens primitivas de rios e mar. Localizada as margens do Rio Real, dista 242 km de Salvador através da Linha Verde.
Abriga diversos ecossistemas litorâneos: dunas, restinga, foz, manguezais e praias. A área foi declarada, em 1994 APA - Área de Proteção Ambiental.

Toda e qualquer diversão em Mangue Seco deve levar em consideração a fragilidade destes ecossistemas como também o respeito a esta tranqüila comunidade de pescadores.
                                            
A dificuldade do acesso, que é feita exclusivamente de barco pelo Rio Real, torna Mangue Seco mais atraente e a mantém naturalmente rústica. As poucas ruas são cobertas de areia fina e macia.

 
A história de Mangue Seco começou em 1548, quando alguns padres se salvaram de um naufrágio, e deram ao lugar, o primeiro nome de Vila de Santa Cruz da Bela Vista (A igrejinha do vilarejo).
                   
São 30 km de praias. Da foz do rio Real até a barra do Itariri, ao sul. O deslocamento é feito por bugres alugadas, que fazem passeios incrivéis pelas dunas e pela beira mar.
Tem lazer para todos, até para quem só faz apenas levantamento de copo (Praia de Mangue-Seco a 1,5 km da vila), para os amantes do trekking tem a foz do rio Real ou uma longa caminhada através da praia do Coqueiro e da Costa Azul. Para quem quer praticar esqui de areia com folhas de coqueiros, tem as imensas dunas que soterram casas e coqueiros. Para os surfistas, as praias da região tem picos de grandes ondas. Para quem gosta de pescar, nas águas calmas dos rios se fisga os mais variados peixes.
Vista parcial das dunas de mangue seco, ao fundo o rio real.
Pouco iluminada, a vila oferece uma noite estrelada, com beleza extraordinária nos períodos de lua cheia.
                    
A simplicidade e a tranquilidade transforma isso aqui num local para contemplar e para repor as energias perdidas.


Pesquisa feita na internet.