quarta-feira, 13 de maio de 2020

LIVRO DA ARQUITETA ROSA KLIASS

“Rosa Kliass - Desenhando Paisagens, Moldando uma Profissão” - Esse é o livro que indico hoje, e já indiquei em 2009,  trata-se de um relato da trajetória de 50 anos dedicados ao exercício profissional e de dedicação à causa da criação da profissão de arquiteto paisagista no Brasil.
A arquiteta paisagista Rosa Kliass é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1955), premiada na V Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo (2006 em Montevidéu), pela trajetória de sua obra dedicada ao amplo espectro de escalas, planejamento urbano e regional, projeto de áreas verdes urbanas, parques, praças e ambientes urbanos, como também projetos paisagísticos integrando edificios de distintos tamanhos e fins.

Um pouco da vida dessa arquiteta - O encanto pela profissão aconteceu a partir do convívio com o profº americano Roberto Coelho Cardozo, que lhe apresentou a escola californiana. Em 1969, Rosa foi para os Estados Unidos conhecer tudo o que existia em paisagismo, além dos ícones da época, onde conheceu o estado da arte da arquitetura paisagística nos Estados Unidos. Esse estado da arte teve influência em seus projetos no Brasil. Rosa conheceu os repertórios plásticos dos americanos com suas composições vegetais que privilegiam a expressão de formas e texturas das folhas, com ênfase no cuidadoso desenho de muros, pisos, volumes, pérgolas, espelhos d’água e outros elementos.