sábado, 12 de outubro de 2019

Arquitetando com Thelma: Dicas de decoração para apartamentos pequenos!

Atualmente, as antigas casas e os amplos casarões deram espaço para a construção de prédios e condomínios fechados. Seja pela comodidade ou segurança, os apartamentos são cada vez mais escolhidos para ser o lar doce de lar de centenas de famílias, o que tem sido um desafio cada vez maior para os arquitetos e decoradores de ambientes, que buscam maneiras de ampliar espaços muitas vezes tão pequenos. Se você mora em apartamento e quer saber como usar a decoração a seu favor, confira abaixo 6 dicas de decoração para apartamentos pequenos:


Abuse das listras
Uma das táticas mais usadas para dar a impressão que seu ambiente é maior é usando papel de parede listrado. Disponível em diversas cores, os adesivos de parede com estampas de listras horizontais dão a impressão que o seu ambiente é mais largo. Já os papéis de parede com listras verticais criam impressão que o ambiente é mais alto.
Nos dois casos, o papel de parede é um ótimo aliado para criar uma atmosfera mais ampla para o seu apartamento pequeno. Além disso, as listras podem ser combinadas com outros modelos de papel de parede, o que traz maior flexibilidade para a decoração.





Integre e misture áreas
Em imóveis de 30, 40 ou 50 metros quadrados, fica bem difícil conseguir criar ambientes separados. Por isso, para aproveitar o melhor de cada espacinho disponível o fundamental é integrar as áreas sociais e com isso fazer o espaço ser melhor aproveitado.
Ambientes como a cozinha e a sala de estar, por exemplo, podem ser facilmente integrados. Para não sobrecarregar os ambientes, você pode utilizar papéis de parede diferentes em cada um dos cômodos, destacando as diferenças na decoração. Nessa proposta, é necessário considerar as cores e as estampas que serão usadas nos dois locais, mantendo um equilíbrio entre os ambientes.


Invista em móveis flexíveis
Outra dica para quem mora em um apartamento pequeno e quer reformar o ambiente, é investir em móveis com design mais flexível e descontraído. Mobílias grandes e pesadas, geralmente, não combinam com espaços pequenos, pois dão a sensação de aperto no local. Por isso, quando for escolher os móveis para o seu apartamento, procure mobílias mais despojadas e modernas.
Mobílias no estilo “dois em um” também são boas ideias para locais com espaço reduzido. Camas com baú, mesas retráteis e sofás-cama vão te ajudar a aproveitar melhor todos os espaços disponíveis no seu apartamento. Prateleiras e armários altos tão podem ser usados para guardar objetos em desuso, liberando bastante espaço em seu guarda roupa e armários.





Use divisórias de ambientes
Se o seu apartamento é pequeno, uma alternativa para o seu imóvel é retirar as tradicionais paredes de alvenaria que separam os cômodos e optar por divisórias vazadas em alguns locais do seu apartamento. Mas calma, nem todos os espaços podem perder suas paredes, como os banheiros, não é? A ideia é retirar, por exemplo, a parede que separa o seu quarto da sala de estar, substituindo a antiga separação por uma divisória geométrica ou por uma separação mais moderna.
Usando este modelo de divisão de cômodos, seu ambiente parecerá maior do que era anteriormente e trará mais sofisticação para o seu apartamento.


Explore tons claros
As tonalidades mais claras trazem aos ambientes a sensação de que o local é mais amplo. Por isso, na hora de escolher o papel de parede do seu apartamento dê preferência para cores mais claras e tons pastéis.
Em espaços menores, é sempre indicado evitar o uso de cores fortes ou escuras já que esses modelos de decoração parecem reduzir o ambiente. Estampas grandes nas paredes também devem ser evitadas e cores mais fortes são usadas em pontos estratégicos ou de detalhe.




Espelhos e reflexos
Uma dica infalível que não poderíamos deixar de lado é do uso de espelhos para aumentar a profundidade do ambiente e garantir a impressão de continuidade ao seu espaço. Para essa proposta, você pode posicionar os espelhos em locais estratégicos, como nas paredes laterais às suas janelas, ganhando mais luminosidade para o seu apartamento. Outra alternativa é instalar um espelho do chão até o teto, criando uma ilusão de mais espaço no cômodo.