terça-feira, 23 de julho de 2019

O que é pé-direito alto!

Pé-direito alto é um tipo de solução arquitetônica que amplia, valoriza e deixa o ambiente bem mais . espaçoso. 


(São Lourenço da Serra/SPBIANKA MUGNATTO DESIGN DE INTERIORES)

Dá-se o nome de pé-direito para a altura que compreende a diferença entre o piso e o teto. Casas com pé-direito duplo são mais altas, com fachadas e portas principais imponentes, podem também ter paredes de vidro.


(CASA PRAIATWEEDIE+PASQUALI)

O pé-direito padrão residencial é o desenho comum entre piso e teto. É o mais comum nos imóveis. Esse tipo de solução é o mais econômico. O padrão vai de 2,80 a 3,00 metros, 

O pé-direito duplo tem duas vezes mais altura do que o pé-direito padrão. É uma solução mais moderna e sofisticada que valoriza muito bem o imóvel e reforça o conforto dos moradores.

O pé direito alto, tem uma grande altura, mas que não chega a ser a dupla. Ele é apenas mais alto que o padrão, porém sem alcançar o que já se entenderia como pé-direito duplo.


(PISCINA COM DECK E FACHADA PRINCIPAL TÂNIA PÓVOA ARQUITETURA E DECORAÇÃO)

O pé-direito duplo encontra-se em casas muito altas, como sobrados ou em projetos semelhantes ao que vemos na imagem.
Para ter uma ideia mais clara do que é o pé-direito duplo, imagine que a altura normal de uma laje foi multiplicada por duas. Com a altura, a casa parecerá mais espaçosa e ventilada, proporcionando uma sensação de conforto aos moradores. 


\\\\\0CasaCor 2014 ERLON TESSARI ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES)

Quando as casas contam com pé-direito amplo, permitem adaptações interessantes que não interferem nos ambientes já utilizados no espaço térreo. Uma delas é o mezanino.
O mezanino é uma estrutura que é construída em apenas uma parte do imóvel. Com essa solução, apenas uma parte da construção recebe um patamar adicional que será utilizado como um novo ambiente, como dormitório, banheiro, home office, entre outras possibilidades. A vantagem do mezanino é a de adicionar um ambiente na casa.


(Sala de Estar JAQUELINE VALE ARQUITETURA)

São muitas as vantagens de ter uma casa com pé-direito amplo. A primeira,  é a valorização do imóvel.  A estética moderna e agradável de uma casa com esse tipo de solução é sempre interessante. Os espaços internos ficam mais amplos e parecem aumentar de dimensão. Há mais conforto térmico e luz natural nos ambientes.

As desvantagens do pé-direito alto:
O custo é maior, já que há mais necessidade de mão de obra e uso de materiais, o orçamento acaba sendo um pouco mais caro do que uma casa com pé-direito padrão.
A construção é mais demorada.