quarta-feira, 24 de julho de 2019

Jean-Michel Wilmotte - hotel Grand Mercure

Monha homenagem hoje, como foi também da Cor da Casa (Rio, 2016), é para o arquiteto Jean-Michel Wilmotte, (1948 - Soissons, Aisne) . Considerado um dos principais arquitetos do mundo. Sua força criativa é revelada em projetos variados como os edifícios de museus, ateliês, galerias de arte contemporânea na Coreia, edifícios de escritórios em Paris, prédio do governo Nord-Pas-de-Calais (Lille - sul da França). Sua obra é uma busca constante pela qualidade, pela excelência que é guiada por um senso de elegância, proporção , conforto e requinte . Essas características são encontradas em todo o seu trabalho , seja arquitetura, design de exposições, design de interiores , urbanismo ou design. 
Focamos aqui no hotel Grand Mercure, do grupo francês Accor, que inaugurou  a tempo das Olimpíadas em junho de 2016, no Rio de Janeiro.



No Grand Mercure, o hóspede se sente no Rio, rodeado de tons de branco e azul, referências aos cartões postais cariocas através de belas fotos, e móveis brasileiros de design despojado. Destaque para os painéis de azulejos da recepção e restaurante, do grupo Muda, que dão leveza ao projeto.





São 24 apartamentos por andar, até o 13o andar. Todos os quartos tem uma janela de 2m x 4m, e a partir do 7o andar é possível ver o mar da praia da Barra. No 14o andar, uma área Fitness, o Hamam, o restaurante Bistrô e o terraço com piscina e vista panorâmica. A laje da cobertura é coberta por painéis solares e sistema de armazenamento de água quente – todas condensadoras de ar condicionado.





Restaurante Brisa

Restaurante Í Bistrô

O projeto une a sofisticação francesa com o aconchego carioca. O hotel fica na Av. Salvador Allende 6555, no Riocentro, Barra da Tijuca.