segunda-feira, 20 de maio de 2019

Museu Nacional do Catar!


Localizado em Doha, capítal do país, o museu foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel e abraça como sua peça central o histórico palácio restaurado de Sheikh Abdullah bin Jassim Al Thani (1880-1957), filho do fundador do moderno Catar. O formato do museu é inspirado na rosa do deserto, uma formação mineral cristalizada, e busca criar um diálogo entre a forma fluida da construção e os objetos históricos em seu interior. A ideia também foi proporcionar que o visitante sinta a duplicidade da paisagem, que contém deserto e mar nos seus mais de 52.000 mil m².
O local conta ainda com um teatro de 220 lugares, um centro de pesquisa, laboratórios, lojas, restaurantes e cafés. A ligação com a natureza se expressa na exposição de plantas indígenas e um fórum de 70 lugares dedicado à preservação da culinária do Catar. Através de suas 11 galerias de artes - formando 1,5 km de extensão – o museu exibe uma série de ambientes únicos e abrangentes, que contam partes da história do Catar em uma combinação especial de espaço arquitetônico, música, poesia, histórias orais, objetos arqueológicos e patrimoniais, obras de arte encomendadas, filmes de arte de dimensões monumentais e muito mais.

Outra atração espetacular nessas galerias é a forma artística e cinematográfica com que os ambientes estão organizados: em todas as 11 galerias do museu, os filmes projetados do chão ao teto chamam a atenção. Intitulados “filmes de arte”, eles animam centenas de metros quadrados das superfícies das paredes do museu e no estilo impressionista, em vez de documental, as sequências retratam jornadas sob o mar, acima do deserto, começando em “The Beginnings”, com a criação da Terra, o que ajuda a reforçar a integração dual entre mar e deserto diante do espectador. Sem dúvidas, estamos diante de uma das modernas maravilhas do mundo.