quarta-feira, 20 de junho de 2018

A ARTE DE DECORAR (DISTRIBUIÇÃO/PROPORÇÃO - PASSO 2)

Você já definiu quanto quer gastar, sabe o que busca na decoração da casa em termos de estilo e solução de necessidades, e já definiu um cronograma de tarefas. Pois bem: agora, pegue a trena e meça a casa inteira. Comece a distribuir no papel: móveis que deseja pelos ambientes. Qual o tamanho da sala?

                   

DISTRIBUIÇÃO: A parede tem quatro metros e aquele sofá lindo que você viu numa loja tem três, avalie que outros móveis será possível usar no mesmo ambiente. Será que vai dar para colocar uma mesa lateral? A distribuição interfere na circulação das pessoas, na forma que vão andar pela casa.

PROPORÇÃO: É a relação entre o tamanho das coisas. A mesa de jantar tem oito lugares (grande), comporta um belo vaso de flores no centro; caso coloque um pequeno arranjo de mesa, ele passa despercebido. Ou, se a mesa de jantar tem quatro lugares (pequena), ao colocar um vaso enorme sobre ele vai ficar destoante. Na hora da escolha, é importante avaliar a proporção do móvel em relação a outros elementos da decoração - como poltronas, pufes, estantes e mesas de apoio.


Descubra as medidas que ajudam a organizar a casa. Ao sair para comprar móveis, solicite as medidas aos vendedores. Não decida já pela compra. Vá em casa e certifique-se de que o móvel cabe naquele espaço, além de combinar com a decoração.

A seleção do tecido também merece atenção, cores neutras e tecidos lisos são aposta garantida, enquanto estampas e adamascados vão bem em almofadas, estofados de cadeiras e poltronas ou, ainda, nas cortinas.

Uma dica para visualizar os móveis: Cole fita crepe no piso, no lugar onde os móveis ficariam (as medidas deles você já têm). Lembre de usar apenas móvei
s necessários à sua decoração. Assim não se polui o ambiente nem impede a circulação.