sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Restaurante “Under” ou “Wonder”

Conheça esse restaurante inusitado, que terá também um centro de pesquisas marinhas e um recife artificial de mexilhões. É o “Under” (abaixo) – uma palavra que soa similar a “wonder” (maravilha) quando traduzido para o norueguês, e que tem capacidade para 100 pessoas. Projeto do escritório Snøhetta e ficará próximo à vila de Båly, região sul da norueguesa de Lindesnes. A construção será uma caixa de concreto resistente com metade de seu corpo na costa e outra metade submergida no mar, com paredes de concreto com 1 metro de espessura, para ajudar a estrutura a resistir ao ambiente inóspito.
Uma vez em seu interior, os visitantes poderão ver através de uma janela panorâmica enorme para observar a vida marinha.
Em seu exterior, o concreto terá uma textura grosseira, encorajando os mexilhões a habitarem na estrutura. Com o tempo a comunidade de moluscos se densificará. A parte submersa se tornará um recife artificial de mexilhões que funcionará para limpar o mar e atrair mais vida marinha às suas águas purificadas.
Enquanto isso, o centro de pesquisas facilitará estudos sobre o comportamento de peixes. Uma das pesquisas a serem desenvolvidas é o estudo da possibilidade de controlar peixes selvagens através de sinais de sons. Há também a curiosidade sobre os peixes se comportarem de forma diferente em diferentes estações.
Uma enorme parede de carvalho semelhante a uma moldura dará forma a entrada do restaurante. A entrada levará o visitante para um local arborizado, já em seu interior.
A sala de jantar será pintada em tons azuis e verdes profundos. As cores são inspiradas no fundo do mar agitado e suas algas. Haverá também um bar de champanhe com tons mais suaves, evocando conchas, pedras e areia.