sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Quanto custa um projeto de arquitetura?


Para construir a casa dos meus sonhos nesse terreno, o que preciso fazer? Quais os materiais usar? Quanto vou gastar? Quem pode me ajudar?
Essas perguntas normais para quem quer iniciar uma construção que exige altos desembolsos, leva tempo para ser executados e demanda energia. Por isso, nada mais lógico do que planejar cada passo deste processo.
Eis que para resolver todos os seus problemas aparece a figura do arquiteto, ele é o primeiro profissional que deverá ser procurado, pois em casos de terrenos, será levado em consideração diversos fatores, como:
Vento; Acessos; Ruído; Preço da terra; Insolação.


Se for um imóvel existente, ele irá analisar o estado da construção, qual será o custo dos itens que precisam de reparos, o que será para alcançar o resultado esperado ou pretendido.

Após esse processo, iniciará uma nova etapa, que é a discussão com o cliente sobre as possibilidades que aquele imóvel ou terreno permite. Com base na vontade do cliente e do espaço, irá ser desenvolvido o projeto que tem algumas fases, que vão desde a mais conceitual até o projeto executivo, com todo o detalhamento necessário, para que consiga atingir um nível de maturidade onde não seja necessário nenhum tipo de alteração.

Vale ressaltar que o projeto nada mais é que o planejamento detalhado de todas as ações que serão feitas bem como todo o esforço que será necessário dividido em etapas e em sequência. É no projeto que tudo será definido bem como os custos de cada etapa. Todos os materiais, detalhes da construção, espaços, interação com o entorno serão descrito no projeto de arquitetura, pois alterar o projeto no papel sai muito mais em conta do que quando a obra estiver a todo vapor.
Quanto custa um projeto de arquitetura?
Existem várias formas de realizar a cobrança deste serviço, ele pode ser feito por etapas do projeto, onde a forma mais comum é a porcentagem dos gastos seja por metro quadrado ou por valor fixo a partir de tabelas com valores pré-estabelecidos, valores por homem-hora também podem ser praticados em algumas etapas do projeto.

Para os casos onde são cobrados valores por porcentagem, existe uma variação entre 5% a 10% do valor a ser investido na obra. Este valor pode ser estimado antecipadamente a partir do custo por metro quadrado praticado naquela região. Essa é a forma indicada de cobrança pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), o valor pode variar de acordo com o profissional escolhido, com o tamanho e complexidade do projeto.

Apesar de ser uma correlação diferente, os projetos que custam mais caro são os menores, e os maiores possuem um custo menor, em obras pequenas o valor do projeto pode ultrapassar facilmente a margem de 10%.

Além do projeto em si será preciso contabilizar as horas que o arquiteto terá que de fato se envolver, como em casos onde haverá uma fiscalização programada e as visitas programadas durante a obra. Essa cobrança será realizada em horas técnicas, que serão estimadas pela quantidade de horas em cada visita e é aplicado um valor fixo por cada hora. Esse cálculo depende da região do país e da cidade em que a obra será realizada. Esse custo fica em torno de 2%, totalizando um custo total de 12% do valor da obra.