quinta-feira, 20 de abril de 2017

Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana |Ecotelhado

O Sistema Integrado é um tratamento biológico de efluentes domésticos, que visa possibilitar a reutilização da água para fins não potáveis, evitando o desperdício diário de água própria para uso.

1. Vermifiltro
Responsável por reter a matéria orgânica, possui camadas filtrantes compostas por uma grelha de pavimento natural e uma membrana de fibra PC. Essas camadas abrigam minhocas, que transformam resíduos em matéria orgânica, que poderão ser usados posteriormente como adubo.


2. Torre verde
Dispositivo que recebe o efluente líquido que sai do Vermifiltro. Composto principalmente de carvão vegetal, que serve para percolação da água antes de ir para o Ecotelhado.


3. Ecotelhado
Seu principal elemento é o Cone de Ecodreno, que proporciona uma lamina de água abaixo das plantas, onde as raízes e bactérias fazem o tratamento da água, cada cone possui 18 cm de altura, podendo conectar dois para formar uma lamina de água maior.


O Vermifiltro cilíndrico, grelha de pavimento natural e cone de Ecodreno são produzidos em material reciclado. 

Especificações técnicas
1. Vermifiltro
- Para residências até 15 pessoas é utilizado Vermifiltro® cilíndrico, suas dimensões aproximadas são: Diâmetro 1,5m e Altura 1,5m. 
- Para volumes maiores é dimensionado o tamanho necessário, ele deverá ser projetado conforme especificação podendo ser em alvenaria ou concreto.
2. Torre verde
Sua altura e diâmetro variam conforme projeto.
3. Ecotelhado
Ambos os materiais como Vermifiltro cilíndrico, grelha de pavimento natural e cone de Ecodreno são produzidas em material reciclado.

As dimensões dos elementos do sistema variam conforme projeto, visto que cada edificação tem um volume diferente de efluentes gerados.

Sobre o processo do Sistema
O Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana funciona da seguinte forma: o esgoto doméstico, papel higiênico resíduos orgânicos e águas cinzas são coletados e enviados para tratamento no Vermifiltro®, um reator biológico composto de minhocas e micro-organismos onde as impurezas são digeridas sem gerar odor.
O Vermifiltro retém o material sólido, funcionando também como um filtro. O efluente líquido vai para a torre verde, onde a água percola, fornecendo oxigênio ao efluente pré-tratado antes de chegar ao Ecotelhado.
O Ecotelhado pode ser instalado tanto em laje plana quanto no nível do solo, dependendo do volume de efluente a ser tratado e área disponível. Nesta fase do sistema, as plantas e bactérias alocadas em suas raízes fazem o tratamento secundário da água.
Para reutilizar a água tratada nos vasos sanitários aconselhamos um sistema terciário de filtragem e cloração, conforme recomenda a NBR 13969.


O Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana além de ser ecologicamente sustentável, também é economicamente vantajoso. O investimento no sistema tem retorno em uma média de 2 a 3 anos devido a dois fatores: a economia de água potável gerada pela reutilização da água; e a economia de energia em climatização, devido ao conforto térmico propiciado pela utilização do Ecotelhado e da Ecoparede.

E mesmo que a opção seja apenas a substituição de uma fossa séptica, o Vermifiltro dispensa a retirada de lodo e evita que a matéria orgânica com poluentes vá para rede pública.

Vantagens e características
O Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana permite a utilização das tecnologias verdes (como o telhado verde e jardim vertical) sem a necessidade de desperdiçar água potável para irrigação.
O Sistema devolve a sustentabilidade para essas tecnologias, que além de possibilitar conforto térmico para edificação, aumenta a área permeável e área vegetada na cidade. 

Outras vantagens do Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana são:
- Economia no consumo de água potável;
- Conforto térmico na utilização do Ecotelhado;
- Armazena também a água da chuva; 
- Proporciona reuso da água para irrigação; 
- É um sistema econômico e com melhor custo benefício;
- Menor consumo de energia para atingir mesmos padrões de qualidade;
- Menor custo de manutenção anual quando comparado ao seus concorrentes;
- Menor geração de resíduos (Papéis higiênicos e resíduos orgânicos domésticos);
- Não produz odor e não gera lodo;
- Maior eficiência no tratamento;
- Digestão de moléculas orgânicas resistentes a outros processos;
- Permite convívio em áreas vizinhas;
- Possibilita maior convívio com a natureza;
- Mimetização da ETE no paisagismo; 
- Dispensa uso de produtos químicos.

Ecotelhado com grama

Aplicações
O Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana pode ser aplicado em usos diversos: 
- Residências;
- Edifícios comerciais e residenciais;
- Restaurantes;
- Instituições d e ensino;
- Indústrias;
- Hotéis, Resorts, clubes.