segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Casa Cobogó

Projetada pelo  arquiteto Márcio Kogan, batizada de Casa Cobogó porque esse elemento foi muito utilizado nas fachadas, permitindo a ventilação natural e formando lindos jogos de luz e sombra com a iluminação natural que incide sobre ele.
 
Arquitetura moderna, com linhas retas nas fachadas e espaços amplos e integrados com o exterior. Além do cobogó, que ajuda nessa interação, foram usadas grandes esquadrias deslizantes de vidro e painéis sanfonados de treliça de madeira.
 
Piscina inspirada nos jardins japoneses tem formato de lago.  A jabuticabeira ocupa um lugar de destaque, proporcionando uma bela paisagem.
 
O cobogó é assinado pelo escultor austríaco Erwin Hauer.
 
As esquadrias enormes panos de vidro que deslizam permitindo abertura total da sala para o jardim. Piso da sala e varanda em ladrilho hidráulico.
 
Além de bonito efeito, bloqueiam a visão do ambiente interno, deixando passar ventilação e luz natural. Recurso inspirado no muxarabi da arquitetura árabe, e incorporado à arquitetura brasileira.
 
Detalhe dos painéis sanfonados, que permitem abertura total. Todo o piso do andar superior é de tábua corrida de madeira com veios bem marcados.