quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Reformando pequenos ambientes

As mudanças no estilo de vida contemporâneo estão levando proprietários de imóveis a transformar áreas menos nobres dos apartamentos para dar novos usos a elas, mais adequados às necessidades atuais.  Uma das tendências é transformar ou eliminar os quartos de empregadas, em um cenário em que cada vez menos elas dormem no emprego. Na busca por espaço em imóveis que encolheram de tamanho, também se constata a eliminação de lavabos ou o melhor aproveitamento das antigas varandas.

 O quarto de empregada está em desuso, pois é cada vez mais raro ter uma profissional que durma em casa. Então, esta se tornando usual transformar esse quarto, melhorando o aproveitamento do espaço nos apartamentos.
(foto 1)
O tipo de uso dado a esse espaço depende das necessidades e do estilo de vida dos moradores, além da disposição do imóvel. Há situações em que é possível integrar o quarto de empregada a outros cômodos da residência, ou mesmo utilizá-lo como quarto adicional (foto 1). Outra possibilidade é transformá-lo em escritório (foto 2), closet, ampliar a lavanderia ou ampliar a cozinha, fazendo uma copa (foto 5).
 
(foto 2)
O uso dos tradicionais lavabos, antes considerados fundamentais, também está em reavaliação. Há imóveis que contam com quatro banheiros, incluindo lavabos, o que acaba tendo menos utilidade do que utilizar esse espaço como hall ou parte da sala, dependendo do estilo de vida do morador.
 
A divisão dos espaços dos apartamentos faz toda a diferença para viabilizar essas transformações.  É preciso considerar as necessidades de cada família e avaliar como esses espaços podem ser incorporados ao restante do imóvel, garantindo a utilização mais adequada ao estilo de vida atual. Por exemplo, utilizando espaços alternativos para instalar um home theater (foto 3). Nesse sentido, fechar as varandas antigas com vidros também ajuda a ampliar o espaço da sala e viabilizar um espaço específico para o home theater (foto 4).
(foto 3)
O estilo de vida contemporâneo, altamente conectado, também está demandando reformas nas instalações elétricas, para acomodar diferentes pontos de internet e TV por assinatura.
 
(foto 4)
Às vezes, são pequenas reformas ou ajustes, mas que fazem muita diferença para tornar o dia a dia do imóvel mais fácil, útil e agradável, ajudando a solucionar gargalos ou criando novos espaços. Seja qual for o objetivo, ideias criativas permitem encontrar soluções até simples e funcionais.
(foto 5)

*Fontes: Fotos Internet; texto, material de divulgação recebido por email - gp comunicação*