quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

TAPETES

O tapete deve aquecer a casa, dar uma sensação de aconchego, demarcar ambientes e colorir o cômodo. Aqui vão algumas regras básicas que você deve ter em mente antes de escolher o seu:
Defina a função que o seu tapete vai exercer. Se ele vai delimitar um ambiente – por exemplo, separar a sala de estar da sala de jantar - o ideal é que seu tamanho seja o suficiente para acolher todos os móveis do ambiente que se quer delimitar. Mas se você quer apenas ressaltar um móvel, como uma mesa de jantar ou uma cama, então ele deverá estar 80 cm além do tampo ou dos limites da cama. Então, com a trena em mãos, meça seu cômodo.
Na sala – mesmo que o seu interesse não seja delimitar esse ambiente de outro – o tapete deve englobar todos os móveis. Poltronas, sofás, mesa devem estar inteiramente em cima do tapete, sem nenhum pedaço de fora. Caso contrário, fica feio. No caso dos sofás é ainda pior: fica desconfortável para quem se senta pois o móvel pode balançar. O tapete deve entrar pelo menos 20 cm sob o sofá. E tapete pequeno na frente do sofá, nem pensar: fica parecendo capacho.
Tapete não precisa fazer parzinho. Os tapetes da sala de estar e jantar não devem ser iguais: senão, eles vão ficar com cara de carpete.
A melhor saída é buscar uma unidade para os modelos, que pode ser na cor, na textura ou na estampa. Você pode escolher tapetes do mesmo tom, mas com tramas de alturas variadas, por exemplo.
Imagens da internet