sábado, 18 de janeiro de 2014

ARQUITETANDO COM THELMA - CORTINAS:


As cortinas vestem a casa, trazem alegria, leveza, movimento aos espaços. É um item caro, que não se consegue trocar toda hora, por isso mesmo pede cuidado na escolha.
Salas e quartos sem cortinas ou persianas são incompletas, sem graça, quase hostis. Ou seja, toda janela merece esse carinho. O grande pulo do gato aqui é a decisão entre os tecidos – mais leves ou mais pesados – e os modelos – com pregas, franzidas, com alças, retas.
Pense se o ambiente pode e deve receber luz natural o tempo todo ou se você precisa que, em alguns momentos do dia, ele permaneça escuro. Normalmente, as salas de estar são lugares que pedem o máximo de luz natural. Quartos e home theaters talvez precisem de escuridão durante o dia.
No primeiro caso (salas de estar), as cortinas devem ser de tecido leve, como voal, linho, seda e algodão.

No segundo caso (quartos e home theaters), o importante não é a escolha do tipo de tecido – que pode ser o que mais agradar ao morador -, mas o uso de um forro do tipo blecaute.
Você já sabe que tecido usar e ele foi escolhido de acordo com a função que a cortina terá no ambiente. Agora, precisa saber qual a cor e a estampa do tecido.
Mas há, ainda, uma observação no assunto cortina: o modelo e a forma como ela será pendurada na sua casa.