quarta-feira, 27 de novembro de 2013

COZINHA ORGANIZADA

Ir ao supermercado dá trabalho e demanda tempo. O mais prático é comprar perecíveis, alimentos refrigerados e produtos de limpeza uma vez por mês e fazer aquisições semanais de hortaliças e frutas, de preferência na terça ou quarta-feira, quando costumam estar mais frescas.
Às quintas-feiras, programe a aquisição de extras para o fim de semana, quando a família recebe amigos e parentes e elabora cardápios diferentes. Ainda no mercado, coloque os produtos no carrinho por grupos (produtos de limpeza de um lado, frutas do outro, por exemplo) e faça o mesmo na hora de empacotar (por favor, adote as grandes sacolas ou caixas e esqueças os saquinhos de supermercado: o planeta agradece!).
Panelas são mais facilmente acessíveis se guardadas em paneleiros em vez de atrás de portas. Se tiver espaço, pode deixar a louça à mostra: assim, você agiliza a arrumação.
Se preferir, pode usar prateleiras e divisórias com profundidade de cerca de 60cm.
Guarde produtos de limpeza na lavanderia. Entretanto, se tiver uma despensa para armazenar todas as compras, mantenha-os afastados dos alimentos.
Se preferir armazenar grãos, farinhas, macarrão e biscoitos em vidros e potes, escolha os transparentes, que permitem a visualização do conteúdo. Anote em uma etiqueta a data de validade dos alimentos retirados dos pacotes. Organizar todos os itens em cestos e bandejas agiliza a limpeza das prateleiras.
Em vez de retirar embalagem por embalagem, basta remover os acessórios e passar um pano sobre a superfície.Veja outras dicas para manter a cozinha em ordem: Pense em suportes para papel toalha e papel alumínio, porta xícaras, porta-temperos, porta-facas.
Em casa, puxe os alimentos com o prazo de validade mais próximo para a frente das prateleiras da despensa ou do armário e coloque os mais novos atrás. Caso fique mais fácil arrumar os produtos em pilhas, deixe sempre os mais antigos por cima.
Para facilitar a elaboração da lista de compras, deixe um caderno na cozinha e anote, com a colaboração da família e da empregada, os itens que vão acabando. Mesmo com esse recurso, sempre é bom dar uma última conferida na despensa antes de partir para o supermercado. Uma alternativa é manter um arquivo com a lista no computador. Imprima, faça a revisão das prateleiras e marque a quantidade do que precisa ser reabastecido.