quarta-feira, 15 de agosto de 2012

BRUNCH NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO EM SÃO PAULO (SP) POR PALOMA AIMÉE FERREIRA

São Paulo (SP - Brasil) é uma cidade que não cansa de me surpreender. Às 10:00hs no Mosteiro de São Bento, ouvindo o relaxante canto gregoriano dos monges beneditinos na acústica mais do que perfeita da igreja; seguir para o teatro do Mosteiro (uma bela construção do ano de 1902) e assistir a um espetáculo de música ou dança; ver uma exposição de arte sacra barroca e finalizar o programa desfrutando um fantástico brunch na iluminada sala de refeições do Mosteiro.
 
O brunch que acontece apenas no último domingo de cada mês e é um capítulo à parte, custa R$99,00, oferece um cardápio muito bom, que só não dá para chamar de pecado porque um dos monges já se encarrega de fazer uma oração antes de começar a comilança.  
A mesa salgada: presunto cru em finas fatias com limão siciliano e pastrame laminado com pepinos em conserva; terrine de tomates assados com pesto de manjerona; salmão marinado em dill acompanhado de guacamole, sour cream e broinhas de milho; terrine Manhattan de ovos e ovas de capelin; queijos; pães diversos; terrine de berinjelas, mascarpone e tomates secos; tabule de frutas secas; cestinhas de massa phillo com mesclun de folhas baby, pomelo e erva doce; patê campagne acompanhado de molho bernaise; strudel de queijo e damascos; cuscus marroquino de vegetais com especiarias e ratatouille de legumes; torta folhada de bacalhau; quiche integral de espinafres com maçãs assadas, nozes e hortelãs; massa carameli recheada com cream cheese, sauteé de tomates cereja e manjericão; crepes grelhadas de abobrinhas e gengibre e fuzilli fresco ao ragu de ossobuco. Tudo fresco e saboroso.
A mesa de doces: compoteiras com baba rum e sagu de vinho (calda de maracujá e zabaione); merengata de morangos; mousse de coco e baba de moça; torta framboesas e chocolate; mini docinhos  da pâtisserie do Buffet; mini pudim de Ovomaltine; frutas frescas da estação; suco de laranja, chá, café e as delícias feitas na padaria dos monges (bolos Dom Bernardo, Laetare e Santa Escolástica, que  podem ser adquiridos na saída, na loja da padaria dos monges).
Para acompanhar o banquete, espumante gelado, água, refrigerantes e suco de tomate circulam pelo salão. O serviço é bom e a trilha sonora fica por conta do piano ao vivo. Reservas devem ser feitas com antecedência no próprio Mosteiro ou através do telefone (11) 2440-7837.
(Enviado pela colaboradora Paloma Aimée Ferreira)