segunda-feira, 2 de abril de 2012

CATEDRAL DA SAGRADA FAMÍLIA - BARCELONA (ESPANHA)

Projeto do arquiteto catalão Antoni Gaudi é a imponente catedral gótica da Sagrada Família em Barcelona (Espanha), quando a visitei a achei um tanto quanto macabra. Um mix de pedras e rochas, que lembra caverna com direito a monstros e minerais pelo meio do caminho. Gaudí trabalhou no projeto por cerca de 40 anos, mas morreu antes que a construção fosse concluída. Ele está enterrado em uma cripta embaixo da nave.
A obra toda só termina por volta do ano de 2026, e recebe mais de três milhões de visitantes por ano, que rouba a cena de católicos ou não, extasiados com sua beleza.
 Local turístico mais famosos de Barcelona, a Sagrada Família fica situada no final de uma rua movimentada da cidade, onde ficam vãrios cafés e lojas (bairro Eixample, no centro da cidade. Taxa de visitação é de € 12,50).
Vista em perspectiva do teto da nave central da Sagrada Família.

O altar é algo de belo e os vitrais com cores alucinantes, fazem a cabeça rodar com tanta luz.
                     
Quando lembrado de que talvez não estaria vivo para vê-la finalizada, o arquiteto encolhia os ombros e dizia: “Meu cliente não está com pressa.”

                                     
Antoni Gaudí nasceu em Baix Camp (Reus, Riudoms), mas foi em Barcelona que estudou, trabalhou e viveu com sua família. Foi arquiteto, designer de móveis e objetos, urbanista e paisagista. Sua obra fala diretamente com todos os sentidos humanos.

Pesquisa feita na internet.