terça-feira, 31 de agosto de 2010

NOVIDADES TECNOLÓGICAS

Janela transforma luz solar em energia elétrica
Lançada no ano de 2008 no mercado japonês as janelas capazes de captar energia solar e convertê-la em energia elétrica pela "Nihon Telecommunications Systems". Cada metro quadrado da superfície das lâminas pode gerar até 70W em um dia ensolarado, com eficiência de 7 a 8% de aproveitamento da luz.
De design simples, pode ser instalada em qualquer construção. Vidro capaz de reter 90% da radiação externa, reduz os gastos com ar-condicionado. A energia produzida só pode ser utilizada com aparelhos que se conectem as portas USB, que é o único meio de saída fornecido. Espero que o fabricante nessa altura do campeonato, tenha conseguido um bom volume de vendas para que o preço inicial do produto tenha caído (U$ 1,9 mil/m²).  
 
 
Celular gruda no vidro e carrega bateria com luz solar
O projeto de Liu Hsiang-Ling propõe que o aparelho fique grudado na janela, enquanto recarrega, essa proposta verde conceitual elimina o uso do carregador.


Celular tem formato arredondado; para grudá-lo no vidro, basta pressionar o celular contra a superfície do vidro.


Nova cadeira de rodas 'quebra' para facilitar acesso do usuário
empresa japonesa "Echigo" lançou a cadeira de rodas "Wasuke". Um terço das rodas pode ser removido, para que usuário consiga entrar e sair com facilidade.


Despertador inteligente escolhe melhor momento para acordar
Criação da empresa austríaca "aXbo" o despertador "aXbo Sleep Phase Alarm Clock" que acorda o usuário no horário biologicamente mais adequado. O nível de sono do indivíduo é medido através de seus movimentos, detectados por sensores instalados em uma espécie de pulseira. Os dados são transferidos para o relógio, que, ao identificar que o usuário está quase acordando, toca o alarme.

O despertador combina o horário para tocar com a análise das fases do sono do usuário. O produto interrompe o sono no momento mais apropriado dentro dos 30 minutos que antes à hora estabelecida.  Torna o ato de acordar mais agradável, melhorando o humor pela manhã, além de escolher a melhor hora de tocar, o relógio tem entre as opções de alarme, sons agradáveis que proporcionam um despertar suave. Outras funções do aparelho: acordar duas pessoas independentemente uma da outra; análise dos registros de movimento; sons desenvolvidos especialmente para facilitar o sono ou acordar o usuário e uma conexão com um computador PC. A venda no site: www.axbo.com (versão uma pessoa  179 euros e versão para duas pessoas 199 euros).

 

 Parede interativa se molda ao ambiente e às pessoas
Uma empresa alemã "Bionic Learning Network" especializada em automação industrial criou uma parede interativa de mais de cinco metros de altura e cerca de 50 centímetros de espessura, composta por sete módulos independentes com 1,09 metro de largura cada. Sensores ultrassom permitem que a parede modifique sua forma, suas luzes e, até mesmo, sua música conforme a movimentação de pessoas e objetos a sua volta.

Pode ser programada para mover-se de forma regular, como uma onda, ou relacionando-se com o ambiente (captando vibrações de pessoas que se aproximem graças aos sensores de ultrassom, que transformam vibrações em movimento). Essa tecnologia permite que a parede se afaste quando um indivíduo se aproxima, pode modificar suas luzes e a música de acordo com a movimentação do ambiente. Assista ao video que mostra o funcionamento da parede no site: www.festo.com/cms/en-us_us/10326_10350.htm#id_10329