sábado, 14 de agosto de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - DICAS DE FENG SHUI

PERGUNTA POR E-MAIL DE BENEDITO MONTEIRO:
" - Quero algumas dicas sobre o Feng Shui em casa, como usar, o que e como fazer para que o universo conspire ao meu favor. Desde já, obrigado. - "
RESPOSTA:
" - Em tudo que faço na área da arquitetura, coloco uma pitada de "Feng Shui", harmonizo o ambiente para que a decoração traga os bons fluídos do cosmo. Abaixo coloco algumas dicas, sabendo você que "Feng Shui" não é só decoração, é também atitude diante da vida, observe as informações que coloco abaixo. Boa sorte - "    
1. Jogue fora tudo o que não é usado, faça doação de roupas e objetos que não servem mais ou que já não são mais usados. Não acumule papéis velhos e coisas sem necessidade. Combata a estagnação de energia e abra espaço para atrair coisas novas para a sua vida.
2. Arrume, limpe e organize os espaços. Assim circulará  as energias positivas e impedirá  a presença das energias negativas. 
3. Espalhe objetos alegres pela casa. Ajuda a pensar mais positivamente e a se comportar com mais otimismo.
4. Cuide bem do espaço onde fica por um longo período de tempo. Com isso, você cuida do próprio estado físico, mental e emocional. O bem-estar e a saúde fisica dependem de uma mente sadia e de um emocional equilibrado.
5. Mantenha o fogão sempre limpo e funcionando perfeitamente. Evite usar sempre a mesma boca. Use todas. É o responsável pela prosperidade da casa. Quanto melhor o seu aspecto, maior a prosperidade (seja ela material, intelectual, física, emocional ou espiritual). O fogão de sua casa deve estar sempre limpo e funcionando perfeitamente. Evite usar sempre a mesma boca. Use todas.
6. Tenha em sua casa, a representação de cada um dos cinco elementos do Feng Shui: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.
7. A casa deve estar sempre em boas condições, pintada, sem goteiras ou lâmpadas queimadas, as janelas limpas e os vidros inteiros, tudo funcionando.
8. Você deve neutralizar os shars (é tudo que atrapalha a harmonia). Os primeiros são os que estão na porta da frente de casa, pare na porta da frente olhe para fora e observe, depois, se vire e olhe para dentro, observando também. Note o que que está atrapalhando a harmonia de uma das duas visões.

9. Tire tudo que impeça a visão da entrada de casa (árvores, plantas grandes que ficam na frente da porta, pode as árvores e plantas), pendure sinos tibetanos, coloque um belo tapete e uma estátua de animal (animais ferozes ou aves de rapina). Pode colocar também, uma banheira para passarinhos ou um chafariz próximo ao portão.
10. Tire fotos da frente de sua casa com a porta aberta, depois de cada um dos cantos dos cômodos, sempre da porta (seja dos quartos, do sanitário e da cozinha). Veja o que está em desarmonia observando as fotos (pode ser a pintura, a iluminação, a harmonia na disposição dos móveis, necessidade de reparos em peças de madeira, etc).

11. As melhores mesas são as que tem formato redondo, oval ou octogonal.
12. Nada de móveis em excesso na sala de jantar. Nada como a liberdade de movimento para quem circula ou para quem está à mesa.
13. Se mora sozinho, use todas as cadeiras da mesa alternadamente. Evite usar sempre a mesma.

14. A cama deve ser acessada por ambos os lados. Não coloque nada embaixo dela.
15. Se o quarto é grande e arejado, coloque uma planta bonita próxima a janela. Sem exageros, pois a respiração noturna das plantas não são boas.
16. Tenha uma "cadeira do papai" para sentar quando receber visitas em casa. Ela deve estar no angulo mais distante, visto da porta da frente. A posição em diagonal com relação aos outros móveis.
17. Ilumine todos os lugares escuros da casa, colocando abajures e luminárias. 
18. Disponha os móveis na casa de forma que tenha um bom espaço para circular. Caso não tenha como, repense na real necessidade de todos os móveis.
19. Cadeiras e sofás devem estar encostados numa parede. De preferencia, numa posição em que se veja quem entra.
20. A sala deve ser um local agradável, cadeiras e sofás confortáveis, luz de abajures e luminárias, quadros bonitos e suaves, objetos de decoração elegantes.
21. Use várias cores na casa. No chão, nas paredes e no teto a mesma cor torna o ambiente frio. Nos lugares onde se senta para conversar, use objetos (cortinas, abajures, sofás, cadeiras, decorações) de cores vibrantes, como o vermelho, amarelo ou roxo.
22. Tenha um bicho de estimação, ótimos "condutores" de boa energia.
23. Ambientes mal iluminados geram comportamentos introspectivos. Excesso de mobília ou decoração, livros e revistas empilhados, roupas amontoadas geram conflito de raciocínio, confusão mental, dificuldade de decisão. Cortinas de tecidos pesados que impedem a passagem da luz e a visão externa causam sensação de solidão. Excesso de pó, sujeira no piso, azulejos opacos despertam sensação de abandono.
24. Escreva seu desejo num papel, e o coloque dentro de um envelope vermelho. Se o seu desejo for para prosperidade, guarde o envelope na área correspondente, de acordo com o baguá. Você pode fazer vários envelopes vermelhos e coloca-los em áreas diferentes, à depender do caso.
25. Divida as tarefas domesticas com todos os moradores da casa, que devem estar conscientes da sua participação no todo. Ambientes harmônicos geram uma casa inteira harmonizada. Crianças, adolescentes, o casal, os idosos, cada um em sua devida proporção tem sua atuação na preservação do ambiente saudável.

Pesquisa feita na internet.