segunda-feira, 17 de maio de 2010

LIVRARIA "EL ATENEO"´- BUENOS AIRES / ARGENTINA.

Ir a livraria “ El Atheneo” , em Buenos Aires (Argentina) é programa obrigatório para quem anda nessa cidade. Funciona no antigo cine-teatro Gran Splendid, construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann.
São quatro fileiras de camarotes, com capacidade para 550 poltronas e 500 poltronas na geral.
                           
Vista dos camarotes do antigo teatro

O construtor Glücksmann queria fazer no cine-teatro uma catedral das artes cênicas. Ele também era proprietário da gravadora Nacional-Odeón, selo que lançou Carlos Gardel. A partir de 1924, concursos de tango começaram a acontecer ali e, em 1926, o Grand Splendid passou a funcionar como cinema, sendo um dos primeiros a exibir filmes sonorizados. Devido à concorrência com as grandes redes de cinema, o teatro acabou sendo fechado.

A construção foi arrendada no ano de 2000 por dez anos, pelo grupo editorial Ilhsa.
                     
O projeto de reforma é do arquiteto Fernando Manzone, que buscou respeitar, conservar e restaurar a construção original, adaptando-a às necessidades da nova função, como por exemplo substituindo as linhas de assentos por prateleiras.
A pintora Isabel Contreras fez o restauro do afresco da cúpula, pintada na década de 1920 pelo artista italiano Nazareno Orlandi. Os temas são pacifistas, no clima que se seguiu ao final da Primeira Grande Guerra.

No subsolo, há uma seção de literatura infantil e, nos pisos superiores, uma galeria de arte e uma seção de música clássica. São 100 mil títulos de livros e 10 mil de CDs, que tornam essa livraria uma das maiores da América Latina.
A distribuição dos espaços do teatro foi mantida: acessos, sala de projeção, camarotes e palco passaram apenas por obras de restauração e pintura. Esses serviços foram realizados também no saguão de entrada, nos quatro níveis existentes e nos ornamentos – molduras, corrimão das escadarias e lustres, além da recuperação dos dourados das colunas, figuras e apliques.

Planta Baixa do 1º Pavimento
A circulação é importante no projeto da reforma, pela necessidade de melhorar os acessos públicos sem alterar a estrutura do edifício, foram implantados dois elevadores em lugares estratégicos e criou-se um espaço arredondado para abrigar as escadas rolantes que levam ao subsolo.


Planta Baixa Pavimento Térreo
O café foi instalado no palco, cujo teto recebeu vidro incolor para permitir a entrada de luz natural e para uma visualização melhor das instalações cênicas restauradas.

Planta Baixa Pavimento Sub-Solo
Avenida Santa Fe, 1860, 54-11/4813-6052; 2ª a 5ª, das 9 as 22hs; 6a e sábado, 9 as 0hs e  domingo, das 12 as 22hs.