domingo, 16 de maio de 2010

ESCOLA DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR - BAHIA / BRASIL

Tenho boas recordações da Escola de Belas Artes,  da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde fiz meu último curso de especialização em paisagismo. O trabalho final do curso foi o projeto do jardim que fica na fachada da escola, a equipe da qual eu fazia parte foi a vencedora, e até hoje está lá nossa obra de arte se integrando com muitas outras existentes no local. A Escola fica situada na Rua Araújo Pinho, nº 212 (bairro do Canela), Salvador - Bahia / Brasil.
Fundada com o nome de Academia de Belas Artes, em 1877, por Miguel Navarro Y Cañizares, e passou a ser denominada de Escola de Belas Artes da Bahia, por força da reforma do ensino secundário e superior da República, em 1891.

Para a fundação da Academia de Belas Artes da Bahia, Miguel Navarro Y Cañizares teve o apoio do Presidente da Província Barão de Lucena, contou com a colaboração de artistas e profissionais liberais da época.
A Escola de Belas Artes ganha ao fim do século XIX reforço dos artistas estrangeiros: Maurice Grun (pintor); Joseph Gabriel Sentis (escultor) e o Pascoale de Chirico (escultor e autor de inúmeros monumentos em praças aqui em Salvador).
Em 1948, de posse da sede própria, a Escola de Belas Artes incorporou-se à Universidade Federal da Bahia.