segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

EDIFÍCIO DA COMUNICAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA - UNIVERSIDADE DE TORONTO (CANADA)

Vamos conhecer o Edifício da Comunicação, Cultura e Tecnologia, Universidade de Toronto em Mississauga (UTM), Canadá, inaugurado no ano de 2006. Projeto arquitetônico do atelier canadense Saucier+Perrotte, área construída = 10.800 m2, custo final da obra =  32 milhões de dólares.


No prédio funciona o Laboratório de Comunicação Humana e o Instituto da Comunicação e Cultura. No Laboratório de Comunicação Humana se estuda o modo como se desenvolvem e se transformam ao longo da vida os sistemas de comunicação humana, fazendo pesquisas nas áreas dos sistemas auditivos e de percepção visual e sensorial (em adultos e crianças).


O edifício faz fronteira com um parque num dos lados e uma praça ajardinada no outro, a circulação principal acaba por criar um espaço público que oferece uma linha de conexão não só entre o centro estudantil e a futura biblioteca mas também entre a paisagem e os novos espaços públicos e educacionais.


Os espaços de comunicação ocupados por plataformas, passadiços, escadas e rampas induzem os estudantes a uma interação entre eles, o programa e o ambiente exterior que ultrapassa o envelope e cria um espaço público que comporta os elementos exigidos pelo programa e a identidade do Campus.





A superfície vertical envidraçada desta conexão assume o papel de uma fina membrana, um filtro tecnológico que separa a envolvente natural existente do ambiente controlado do edifício. Ao longo deste plano mudam os tons, os reflexos e a própria permeabilidade.


Ao nível do piso térreo, esta membrana torna-se totalmente transparente. A linha entre o interior e o exterior desaparece e a superfície de ligação permite a fusão visual entre o interior do edifício e a área que o envolve. Forma-se um espaço público que flui desde o interior e se espande para o pátio, para a cobertura ajardinada da garagem e para o Campus mais adiante.












Tem um auditório com capacidade para 500 lugares, salas para ensaios, um auditório-estúdio multimídia, várias salas de aula comuns e dez salas de aula interativas.