domingo, 6 de setembro de 2009

MENTALIZANDO PARA MUDAR OS HÁBITOS... CHUVA DE APLAUSOS

"Quando eu chego para fazer cooper, de manhã, aqui na praia,
uma chuva de palmas cai sobre mim. São aplausos silenciosos que me fazem um grande bem. Quem mais se alegra com a minha caminhada, quem mais bate palmas é a minha consciência. Parece que estou ouvindo-a falar:
- Muito bem, é assim que se faz. Nada de ficar na horizontal, deitado na cama como morto e esquecer que o sol já acordou lá fora, que o mar lava a areia com suas espumas brancas, que os pássaros saúdam a Natureza com o seu canto, e que a vida espera por você para mais um dia de trabalho.
Outro que bate palmas para mim é o coração. Com suas batidas compassadas,
ele parece dizer:
- Você, com suas pernas, com sua vontade, conseguiu movimentar o sangue, este rio vermelho que alimenta as células e órgãos deste precioso organismo que Deus lhe deu:
o corpo físico.
Aí vêm os pulmões com o seu discurso:
- Não queira saber como estou contente. Graças às suas pernas, ao suor que lava o seu rosto, o sangue está limpo de impurezas e enriquecido desse oxigênio que vem das árvores, essa energia que não tem preço, que a vida lhe dá gratuitamente.
Ah! Como é bom sentir este sangue correndo pelas veias e artérias, desobstruindo impurezas! Eu tenho muito medo de um infarto. Com essa caminhada eu me sinto outro!E agora quem me agradece são as pernas. Elas estão contentes, porque, afinal, foram feitas para andar, caminhar, correr. As asas do corpo são as pernas e as asas do espírito são a imaginação.
Os olhos também estão agradecidos pelas belezas que vêem na praia. As belezas da paisagem, das pessoas que transitam na mesma passarela de asfalto. E chegou a vez dos ouvidos. Estão alegres pelo que escutam. As mãos também dizem obrigado. Elas não andam, mas ajudam o ritmo da caminhada. E depois do cooper, como é boa a sensação do dever cumprido para com este templo sagrado, como qualificavam os antigos. Este corpo que nenhum homem foi capaz ainda de fabricar. Este corpo que tantos envenenam com o fumo, o álcool, a droga, a má alimentação, os sentimentos negativos.
Valeu a caminhada, que deixou de ser um dever para se transformar em prazer.
Caminhada tão vital como o pão nosso de cada dia..."
(Carlos Romero)

COMENTÁRIO DE ARQUITETANDO COM THELMA:
Lí ontem o texto acima, já tinha colocado na minha lista de prioridades de novo (sempre fui frequentadora assídua de academia e do mergulho com cilindro) para essa semana: voltar a malhação. Espero inspirar vocês também com essa poesia do Carlos, em exercitar o corpo, sem tratar a atividade como obrigação e sim como um investimento para ficar de bem com a vida e com o corpo, não esqueçam de incluir alimentação saudável (só enfie o pé na jaca uma vez na semana). MENTE SÃ, CORPO SÃO. Vamos liberar as endorfinas, as serotoninas, que o bom humor é preciso para encarar o dia-a-dia.