quinta-feira, 20 de agosto de 2009

19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

Comemoro mesmo com um dia de atraso, o Dia Mundial da Fotografia, que foi ontem, 19 de Agosto, tiro meu chapéu para o click desses artistas e coloco abaixo algumas fotos soltas que prenderam meu olhar apressado.


"A fotografia significa um caminho de auto-conhecimento, uma poderosa arma de encontrar o mundo, de refletir e interpretar a tormentosa caminhada dos homens. Eu e a fotografia: farinha do mesmo saco. Não consigo me imaginar sem a Nikon e a Leica na mão, sem as águas claras e correntes, sem as matas, onde o tempo só existe em relação à eternidade, sem estes rostos anônimos dos ermos, desses horizontes improváveis da Terra Brasil. Fotografia é serva da beleza, oxigênio puro" - Araquém Alcantara.


Foto de Walter Karwatzki - NaFÉgantes.



Foto premiada, “Impasse”, de David Maitland, mostra luta entre um sapo e uma cobra. O prêmio Fotógrafo da Vida Selvagem é promovido pelo Museu de História Natural e pela revista BBC Wildlife.



Foto premiada em 1º lugar no 8º Concurso de Fotografia - Tema: Vida de Cão, Comunidade “Natal Cidade do Sol”, Tulio Dantas.




Do fotografo Marc Riboud, Peintre de la tour Eiffel, 1953, Paris. Riboud é parte da tradicional escola francesa que deu corpo à chamada fotografia humanista e influenciou uma geração inteira de fotógrafos em todo o mundo, marcando de forma definitiva a forma representar o mundo durante o Século XX.


Foto premiada de Gutemberg Ostemberg, 4º Lugar no 3º Concurso Fotográfico do Sintrajufe, tema Sombras / Uma Luz no Fim do Tunel, em Porto Alegre.


Foto de Roderik Henderson, da Holanda, vencedor entre os profissionais na categoria retratos / arte, com a série de fotos de pessoas se abrigando da neve em seus carros, no Canadá.

Pesquisa feita na internet.