sexta-feira, 17 de julho de 2009

PESQUISANDO AINDA SOBRE ESTUFAS

As estufas e a temperatura
Pode se criam um ambiente abrigado para as plantas com o uso da radiação solar para captarem o calor. Este sistema de aquecimento e circulação do ar ajuda a criar um ambiente artificial em uma estufa que consegue manter as plantas quando a temperatura do lado de fora for muito fria ou variável. O calor entra na estufa através da cobertura de vidro ou plástico e começa a aquecer os objetos, o solo e as plantas que estão nela. O ar aquecido próximo do solo sobe e é imediatamente substituído por um ar mais resfriado que começa a ser aquecido. Este ciclo faz a temperatura da estufa aumentar mais rapidamente do que o ar do lado de fora, criando um microclima abrigado e mais aquecido.
Em climas temperados, o sol pode fazer todo o aquecimento da estufa, mas quando as temperaturas caem, o calor artificial pode ser necessário para manter as temperaturas acima do congelamento. Onde algumas estufas possuem acesso ao calor central da estrutura principal, outras precisam recorrer ao gás natural ou envasado, condutores ou ventiladores de aquecimento. Eles geralmente trabalham em conjunto com um termostato. Por causa do calor ser uma das maiores despesas para manter uma estufa, outras fontes de energia sempre são exploradas, como o uso de baterias solares ou animais como fontes de calor.
Também existem outros processos que agem sobre o ar contido numa estufa. A energia solar consegue atravessar o vidro da estufa com facilidade, mas a radiação emitida pelas plantas e o solo que absorveu o calor não saem tão facilmente assim, ajudando a manter o calor dentro dela.Isso possibilita manter uma estufa aquecida, mas também pode causar problemas com superaquecimento.
Para evitar que as plantas aqueçam demais, algum método de controle é necessário. Aberturas que permitem que o ar mais leve e mais quente saia da estufa pelo teto e o ar resfriado entre mais perto do nível do chão agem como os condicionadores de ar. Uma ventilação adequada mantém o ar da estufa circulando. Isso ajuda a manter uma temperatura estável e também realiza o ciclo do dióxido de carbono (CO2) que as plantas precisam para a fotossíntese. Geralmente, as estufas possuem pelo menos duas aberturas para ventilação, uma no teto ou próxima dele e uma na parte mais baixa da estrutura. Ventiladores mecânicos também ajudam a manter o bom fluxo de ar e o controle de calor, abrindo e fechando as saídas de ar automaticamente quando a temperatura da estufa muda.
Estufas e a água
Todas as plantas de uma estufa requerem algum tipo de água. Seja uma mangueira de jardim, um regador ou um sofisticado sistema automatizado com sensores, a água é essencial numa estufa. Por causa da tarefa de regar ser a que mais consome tempo em uma estufa, o uso de algum tipo de sistema automatizado, como pavios, tapetes capilares ou irrigação em gotas pode tornar o processo mais consistente e confiável.
Tipos de estufas
Já que as estufas usam o sol para criarem um ambiente aquecido para as plantas, quando a temperatura cai, há menos calor gerado pelo sol na estufa. Para plantas que precisam de mais calor do que uma estufa pode oferecer naturalmente, sistemas de aquecimento são necessários para fazer essa compensação. As estufas são divididas em categorias baseadas sobre quanto calor suplementar elas precisam produzir para manterem as plantas em uma certa temperatura.
Estufas frias ou estruturas frias: Oferecem proteção para as plantas, mas a temperatura dentro delas ainda pode chegar abaixo do ponto de congelamento durante o inverno por não possuírem uma fonte de calor suplementar. Essas estufas podem ajudar a adiantar a colheita em algumas semanas e estender a estação de cultivo no outono, mas elas estão limitadas pelo clima.
Estufas resfriadas: Mais aquecidas do que as estufas frias, elas mantêm as plantas acima do ponto de congelamento e numa temperatura entre 7 e 10 graus Celsius. Manter a temperatura acima do ponto de congelamento protege plantas sensíveis ao congelamento, como os gerânios e o hibisco, o que seria impossível de cultivar o ano todo em áreas com temperaturas congelantes.
Estufa aquecida: Permite uma gama mais ampla de plantas, mas também requer temperaturas um pouco mais altas, cerca de 13 graus Celsius. Embora o intervalo de temperatura não sirva para muitas plantas tropicais, algumas variedades de orquídeas e samambaias podem passar o inverno em um ambiente de estufa.
Estufas quentes: São feitas para abrigar plantas tropicais como caládios, comigo-ninguém-pode e gardênias, que requerem temperaturas de15,5 graus Celsius ou mais. Elas precisam de mais calor suplementar e isolamento, e podem ser caras para manter.
Conservatórios: São feitos para exibição de plantas, e não apenas mantê-las e propagá-las. Eles geralmente possuem pisos acabados, janelas adornadas e espaço para móveis. As estufas de janela e as pequenas estufas de mesa também são consideradas conservatórios porque são usadas principalmente para exibir as plantas.Na próxima página, veremos alguns interessantes estilos de estufas, e você poderá ver se alguma delas seria ideal para a sua casa.
Estilos de estufa
Funcionais são construídas com uma função em mente e geralmente não possuem o estilo e os detalhes dos conservatórios e solários. As estufas funcionais são feitas para aproveitarem o sol e o calor disponíveis, fornecerem ventilação e permitirem uma área suficiente para plantação e manutenção. As estruturas geralmente são leves, simples e eficientes.

Cabana: É um estilo de estufa mais barata, às vezes chamadas de semi-estufas porque parecem uma estufa cortada pela metade, exatamente no meio. As cabanas são agregadas de outras instalações para apoiarem e compartilharem uma parede comum que fornece calor extra e abrigo. Embora as cabanas geralmente tenham custos mais baixos com material além da vantagem de estarem perto da
eletricidade e da água, elas são limitadas em tamanho pela parede de suporte da instalação adjacente. Elas também precisam estar cuidadosamente situadas para poderem aproveitar toda a luz disponível.

Independente: Posicionar uma estufa longe de outras estruturas pode ser um bom modo de maximizar a luz de todos os lados. Dependendo da área, isso pode ser importante no outono, ou quando o céu estiver nublado. Embora elas possuam vários estilos diferentes, como estruturas em A, teto span e Quonset, o custo com material e acesso à água e uma fonte de calor suplementar são considerações importantes. Cultivadores comerciais geralmente erguem grandes estufas independentes de ponta a ponta para maximizar a eficiência e limitar a perda de calor.

Decorativa: (ou conservatórios) - Possuem um passado longo e romântico. No século 19, elas estavam em todo lugar e representavam riqueza e refinamento. Até hoje, as redomas decorativas que trazem o exterior para dentro delas, como solários e decks fechados, são muito populares pelo valor estético em casas particulares e prédios públicos.

Estruturas frias e outras estruturas: Você pode fazer uma estufa se tiver luz e conseguir fazer o ar circular. Isso pode ser conveniente porque é fácil fazer estruturas temporárias parecidas com estufas que podem receber sementes plantadas muito antes do último inverno e então, separadas até a próxima primavera. As estufas podem ser pequenas ou grandes, incorporarem uma janela profunda, um jarro ou até mesmo um tubo de plástico invertido, com alguma modificação.

Embora as estufas pareçam estruturas simples, elas possuem algo a mais que os olhos não veem. Estrutura confiável, cobertura, piso e ventilação são todos necessários para uma operação básica. Para sustentar o ambiente, um sistema de aquecimento e alguns processos automatizados, como irrigação por abastecimento de água dedicado, também podem ser necessários.

A estrutura:
Para ser resistente é necessária para manter os painéis de plástico ou vidro que deixam entrar a preciosa luz e capturam calor na estufa. Estufas maiores também precisam de um alicerce. A estrutura pode ser feita de muitos materiais e os mais comuns são: alumínio, madeira, PVC rígido e aço galvanizado. O alumínio capta mais luz e também suporta painéis do tipo clip-on, tornando-o a opção mais comum.
As coberturas:
Geralmente referidas como coberturas vitrificadas, os painéis que cobrem as estufas são especialmente feitos para captarem a maior quantidade possível da radiação do sol. Oferecem isolamento, são resistentes à deterioração causada pela radiação ultravioleta e são à prova de estilhaçamento. Os painéis podem ser feitos de vidro pesado ou qualquer um dos vários materiais sintéticos feitos para maximizar a exposição da luz e ajudar a reduzir a perda de calor. O vidro capta cerca de 90% da radiação solar, ajudando a reter o calor e impedir a luz ultravioleta. Os sintéticos, são mais baratos e as vezes mais resistentes do que o vidro, captam menos raios solares.
O piso:
Elas podem ter pisos muito simples feitos de lâminas de madeira ou mesmo um piso de terra pressionado. Enquanto que os conservatórios geralmente possuem pisos acabados, as estufas de trabalho geralmente possuem terra em seus perímetros e um telhado de madeira simples.


Insetos de estufas - O controle de pestes da estufa pode ser um biológico natural. As joaninhas são frequentemente usadas em estufas para o controle de insetos destrutivos como os afídeos, e pequenas vespas são utilizadas para combater infestações de mosca branca. Isso reduz a necessidade de pesticidas na estufa. Quando algumas estufas comerciais precisam de polinadores, elas utilizam abelhas, no lugar de hormônios.