quarta-feira, 8 de julho de 2009

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS (PORTAS PIVOTANTES)

PERGUNTA DE GRAZIELA DIMAS POR E-MAIL:
"- Bom dia Thelma, Sou portuguesa e aluna finalista de arquitectura e nas minhas pesquisas pela net fui dar com a entrada do seu blog sobre Portas Pivotantes, que são o máximo. Ando à procura do pormenor construtivo deste sistema de porta (painel da porta, dobradiça, etc.). Se por acaso me pudesse indicar quais os sites que visitou, pode ser que tenham o DWG ou PDF com a pormenorização. Agradeço toda ajuda que me possa dar neste meu assunto. -"

RESPOSTA:
Elegante, a porta pivotante tem marcado cada vez mais presença nas entradas de casas e apartamentos. Nesse sistema, a folha gira em torno de um eixo vertical, o que traz vantagens: há economia de espaço (pois parte da folha é projetada para fora), as ferragens ficam escondidas e é possível optar por portas maiores e mais pesadas. Além disso, as portas pivotantes, geralmente encomendadas, podem ser feitas de diferentes materiais e com puxadores variados – com essa personalização, a peça fica praticamente única. Para acertar na sua porta pivotante, avalie os modelos abaixo, ou os modelos do meu post sobre esse assunto, ou crie seu próprio design. Não esqueça alguns detalhes que fazem toda a diferença: Ao projetar a porta de entrada de sua casa, considere que ela deve ter, no mínimo, 0,80 m de largura e 2,10 m de altura. Os pivôs devem estar a uma distância tal do batente que sobrem 0,90 m para a abertura.















KIT FECHADURA E PAR DE PUXADORES

Essa fechadura foi desenvolvida especialmente para portas pivotantes, lançada no ano passado no mercado nacional. Modêlo 1005, da Stam. Feita de zamac com roseta quadrada ou redonda, ela tem como diferencial a lingüeta e o rolete juntos. Na primeira volta da chave, o rolete deixa a porta fixa na posição fechada sem trancá-la. Na segunda volta ele avança e a porta fica travada.

Acima fechadura com kit, especialmente para Porta Pivotante, com dois puxadores redondos oxidados (30 cm, 60cm, 90cm), fabricante Arouca.


FERRAGENS: Abaixo você encontra em qualquer loja de ferragem ou madeireira esse Kit de ferragem pivotante em aço inox (ou não). Suporta até 100 kgs. Acompanha parafusos.









Consulte esses sites: