quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Memorial e Centro de Aprendizagem sobre o Holocausto do Reino Unido

Depois de quatro anos desde sua apresentação, foi concedida a permissão para a construção do Memorial e Centro de Aprendizagem sobre o Holocausto do Reino Unido, projetado por Adjaye Associates, juntamente com Ron Arad Architects e Gustafson Porter + Bowman. Desenvolvido pela primeira vez em 2017, o projeto foi paralisado pela oposição pública em relação ao local escolhido e à perda de espaço verde. Um projeto revisado foi apresentado em 2019 e recebeu sinal verde na semana passada, após uma pesquisa pública. Ele será construído no Victoria Tower Gardens, próximo ao Parlamento e apresenta uma série de aletas de bronze marcando o pavilhão de entrada, além do centro educacional subterrâneo.

O local escolhido levantou sérias preocupações em relação ao impacto do projeto no parque, nos locais de patrimônio adjacentes ou os danos que causaria às árvores existentes. Ele recebeu objeções da Historic England, da filial britânica do ICOMOS e do Royal Parks. Ao anunciar a aprovação do planejamento, o Ministério das Comunidades Habitacionais e do Governo Local declarou que “a localização próxima ao Palácio de Westminster ofereceria uma mensagem associativa poderosa em si, que é consistente com a do memorial, seu contexto imediato e mais amplo”.

O projeto foi o resultado de uma competição internacional e os desenhos revisados foram desenvolvidos após extensa consulta com residentes locais, especialistas no Holocausto e sobreviventes. A proposta alterada retém a grande maioria do espaço verde do Victoria Gardens, permite melhores vistas do Parlamento e melhora a área ao longo do aterro do Tamisa por meio de um novo calçadão. A construção está programada para começar ainda este ano e será concluída no outono de 2024. O governo do Reino Unido planeja garantir uma entrada gratuita no local.







Fonte: https://www.archdaily.com.br/