quarta-feira, 23 de junho de 2021

Conforto Térmico

Você já chegou em um lugar com ar-condicionado e ainda assim sentiu muito calor ou sentiu muito frio? Com certeza a resposta é SIM, e esse problema está ligado ao conforto térmico. Então antes de tudo iremos entender o porque, e a explicação para isso é que depende de três coisas.

O que influencia na nossa sensação térmica?
Durante qualquer movimento do corpo, ocorrem reações químicas para conseguir energia, por que esse fator é responsável pela regulação da nossa temperatura interna. A temperatura do nosso corpo também é influenciada por elementos externos, como as mudanças climáticas do lugar em que estamos. Outro fator que influencia é o psicológico, assim tornando mais difícil o estudo desse efeito que a sensação térmica nos trás, fazendo dele único para cada um de nós.

Ou seja, o conforto térmico vai mudar de pessoa para pessoa, mas quando ocorre o desconforto, o local não está bem climatizado.

Os aspectos do conforto térmico
O que é o Conforto Térmico?
Mesmo esse mecanismo do nosso corpo sendo natural e criado para manter o controle da nossa temperatura, acaba por representar um esforço a mais, o que leva a uma queda do nosso potencial de trabalho. O nosso organismo experimenta a sensação de conforto térmico quando se mantem em um ambiente sem ter que recorrer ao nosso mecanismo de regulação de temperatura interna, ou seja, aquele calor que sentimos e que é produzido pelo nosso metabolismo. Quando as perdas de calor passam dos limites, o seu corpo aciona um sistema de manutenção interna constante, o organismo reage através de mecanismos automáticos que acabam provocando, fadiga, estresse e outros problemas.

Com o aquecimento global as temperaturas vem crescendo, conseguindo levar o clima a números mais altos. Em alguns lugares do Brasil por exemplo, passamos a ter invernos difíceis com temperaturas cada vez mais baixas em outras regiões com verões bastantes quentes e de grandes durações. Em paralelo temos um país que não se importa com fatores térmicos em projetos de construções, assim havendo ambientes muito desconfortáveis.

Mas isso quer dizer que não existe solução para essas casas já criadas? Fique calmo, a resposta é não!!

Há métodos para quantificar o conforto térmico de um ambiente, então através de um trabalho em que podemos moldar o ambiente e dimensionar corretamente os sistemas, garantindo uma melhor relação entre o espaço e os sistemas de climatização, onde usamos estudos e dados afim de conhecer as medidas e condições do local, para assim aumentar o poder produtivo do ar-condicionado.
Ele pode influenciar em sua vida?

Ele traz muitos benefícios, como: uma melhora na qualidade, umidade e velocidade do ar, deixando com que as pessoas se sintam mais confortáveis. E assim como efeito, aumentando as produtividades manuais e mentais, podendo chegar a uma melhora de 30% . Sem contar no boleto de energia, assim se evita o gasto desnecessário, contribuindo de forma sustentável e economizando muito nas contas de luz. Assim assegura a vida saudável e o bem estar para todos, contribuindo com melhorias sociais, econômicas e ambientais, dessa forma conquistando um desenvolvimento pró – biodiversidade.

Veja essa lista das consequências de viver em um ambiente mau climatizado:
Irritação, ansiedade e estresse
Aumento da pressão arterial e atividade cardíaca
Alteração de humor
Distúrbio do sono
Problemas de concentração
Aproveite e dê uma olhada nessa tabela de relação entre ProdutividadeXTemperaturaXErros
Onde pode ser aplicado o conforto térmico?

Basicamente em qualquer lugar, seja em escritórios e apartamentos independentemente da localização ou do tamanho. O conforto térmico é um serviço muito importante para uma melhor qualidade de vida e para um melhor uso energético, mas ele será mais importante ainda em um futuro pós-pandemia. Já que há preocupação em manter a qualidade do ar circulando em um ambiente fechado por conta do novo corona vírus.


https://praxisjr.com.br/